O deputado Neilton Diógenes, líder do PL na Assembleia Legislativa fez uso da tribuna na manhã desta quarta-feira (5) e comentou sobre os projetos de Lei encaminhados pelo seu mandato ao legislativo, que reconhecem como Patrimônios Imateriais e Culturais do Estado do Rio Grande do Norte, o doce conhecido como “filhós” tradicional do município de Apodi, e a festa de São João Batista, padroeiro de Apodi, que em junho próximo celebrará 250 anos.
Tradicional e conhecido em todo o estado, o filó de Apodi é uma iguaria doce e crocante feito à base de farinha de trigo, água, sal e açúcar. Tradicionalmente servido há quase 50 anos com café para os apodienses e visitantes.
Já a festa de São João Batista, padroeiro de Apodi, vem sendo celebrado há mais de 250 anos naquele município. O Santo João Batista é padroeiro da cidade desde 1766 e sua festividade atrai turistas e pessoas de todos os estados e cidades do Rio Grande do Norte.
“O Santo João Batista é o padroeiro de Apodi desde 1766, atraindo hoje mais de 25 mil frequentadores”, falou o deputado Neilton Diógenes.
Além das celebrações religiosas, existe uma programação cultural envolta da festa, com a dramatização do martírio de João Batista através do Auto de São João Batista.
“Faço aqui justiça com o povo de Apodi ao protocolar esses dois projetos. Conto com o apoio irrestritos de todos os deputados. Estamos valorizando a história, a tradição e os costumes culturais do povo da minha cidade com a aprovação desses projetos.”, destacou Neilton.