O Assentamento Carajás no município de Porto do mangue, é um polo de referência de boas águas de poços d’água, onde atende 3 cidades vizinhas além dos demais assentamentos da própria cidade ( Serra do Mel, Carnaubais e os assentamentos da própria cidade, como Logradouro, Rio Doce, brilhos do sol 1 e 2 e a mais recente Tocantins que está sem água desde o início do ano sendo abastecida por carros pipas, aguardando a chega da água pela adutora e o novo poço na saída do assentamento Carajás.
Como era provável com mudança na gestão e dos coordenadores do abastecimento dos pipas, muita gente nova mexendo no poço de carajás pra abastecer os pipas, e com isso acabaram danificando os canos do poço ao fecharem os Registros.
Fica o questionamento: O que a comunidade do assentamento carajás se sujeitam em silêncio vendo família inteira se venderem a nova gestão por cargos curtos e sem garantia alguma que vão receber em caso de uma nova decisão judicial.
E agora verem seu patrimônio maior “a água de suas torneiras sendo danificada/ prejudicadas por falta de conhecimento no manuseio da estrutura que abastece a comunidade inteira.
Segundo informações a empresa que realizava esses reparos recebeu ordens expressas de paralisação de qualquer operação do próprio gestor da cidade, o prefeito interino Francisco Antônio Faustino.