Infelizmente é esta a presente situação no Estado, com o sistema de saúde pública na UTI. E não é relacionado só a covid-19, mas no tocante a todas as áreas da medicina. Vejamos por exemplo, como se encontra o Hospital Regional Monsenhor Walfredo Gurgel (HRMWG) em Natal que, segundo publicado em alguns blogs de lá, procedimentos cirúrgicos estão deixando de ser feitos por falta de material tais como simples fio para sutura. Uma lástima. São seres humanos sem o básico nas enfermarias e filas nos corredores de pessoas em busca de atendimento. E a situação só tende a piorar, haja vista não se ouvir por parte dos entronados na pasta da saúde, alguma medida, ainda que paliativa, para pelo menos amenizar a situação. A bem da verdade, uma situação de precariedade máxima que se estende há anos, mas, os que fazem a administração estadual atualmente usaram exatamente isto como discurso de campanha. Nos palanques criticaram adversários passados, apontaram saídas e, agora instalados no poder, passaram a fazer vista grossa em relação ao grave problema. Daqui de Mossoró, nós tememos que o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) também venha ser igualmente abandonado pelo Governo.
PELOS MUNICÍPIOS
E a atual governadora, Fátima Bezerra (PT) circula pelo interior do RN, em pré-campanha à reeleição, com seus discursos mirabolantes de que o Estado se acha no caminho do desenvolvimento. Não é todo mundo que acredita nessa conversa fiada. Em outra pauta do discurso, ataques ao presidente da república. Eu acredito que os que fazem o governo do RN acham nisto uma forma de mudar o foco, a atenção do povo em relação ao caos na saúde.
TARCISIO MAIA
O segundo maior hospital regional do RN. E reitero o que escrevi na abertura desta coluna, preocupa a todos por que não se vê imune a este grave problema. Existem muitas mazelas por lá. A gestão estadual anunciou a construção de novas unidades e reaberturas de outras. Nada contra isto. Que venha a acontecer, mas, neste momento, quem dera pelo menos as autoridades fossem capazes de resolver os problemas existentes nos hospitais que já estão abertos. Saúde é prioridade sim.
GOVERNO DO RN
Falta aos seus comandantes desmontar os palanques eleitorais e partirem para a política de ação social. Já se passaram quase 3 anos do governo petista no RN e, simplesmente, nada mudou no serviço de saúde pública. A governadora Fátima Bezerra e a equipe, sequer tem em mãos um projeto. Mas planejamento de campanhas, é algo sempre na pauta do dia. Basta olharmos a forma como se comportam com vistas ao pleito de 2022. E o que percebemos é que o povo potiguar, que sofre com a realidade, não tem demonstrado entusiasmo com o projeto de reeleição da governadora.
SAÚDE
Entra e sai governo, seja nas esfera municipal, estadual ou federal, mas a saúde pública sempre a se projetar como o maior gargalo. Toda a população é atingida com isso. Os ocupantes do poder, em sua maioria, só se lembram dela em épocas de campanha. E tome-se como exemplo a pandemia do Covid-19, onde escândalos são descobertos todo dia por que verbas destinadas para o combate à doença, não foram aplicadas corretamente.
RODOVIÁRIA DE MOSSORÓ
Em completo estado de abandono. O terminal localizado às margens da BR 304 (Estrada do Contorno), inaugurado em 1997 e que leva o nome de Diran Ramos do Amaral, hoje praticamente não é mais usado como local de embarque e desembarque de passageiros. Uma parte de sua estrutura, ocupada pelo Detran/RN e a contar com certo zelo. O restante, cai aos pedaços. É de competência do Governo do Estado a sua manutenção.
SALOMÃO GOMES
Neste domingo, 29 de agosto, recebi, para uma boa conversa nos alpendres da Fazenda Peleja, residência de meu pai, o prefeito de primeiro mandato de Felipe Guerra, Salomão Gomes. Com gestão de referência para a região do Médio Oeste Potiguar. E aquele gestor, é de um histórico político invejável, pois já foi vereador, presidente do poder legislativo municipal e vice-prefeito. Conhece muito bem o solo onde pisa. Muitos assuntos.
DOS PRECATÓRIOS
Uma boa pauta, que contou com temas, os mais diversos. O que de bom já foi feito em Felipe Guerra e, entraves a enfrentar, como é o caso dos precatórios a se apresentar como sérias dificuldades ao Governo. A tratar-se de dívidas deixadas por gestões anteriores e precisando de serem quitadas. E é problema para qualquer gestão, principalmente nos municípios de pequeno porte como é o caso de Felipe Guerra.
CÂMARA DE FELIPE GUERRA
Caminha em perfeita sintonia com o prefeito Salomão Gomes. Ele tem se proposto a mudar certos hábitos existentes no âmbito do Executivo, sem que a política atrapalhe. O faz sem olhar a quem. E com o Poder Legislativo não tem sido diferente. Vivem momentos de perfeita harmonia entre os dois Poderes, algo de muita importância no sentido de encontrar soluções para os graves problemas que aquele município enfrenta. Continue assim.
OLHAR CRÍTICO
A nova coluna de opiniões estreou no portal REDE NEWS 360. Aconteceu neste domingo, 29 e, escrita pelo jornalista e acadêmico de Direito, Erinaldo Silva. Há muitos anos já militando nesta seara da comunicação social e no âmbito da blogosfera, tem se destacado com sua forma de escrever. Profundo conhecimento de causa e a contribuir cada vez mais para o engrandecimento da mídia comprometida com a veracidade dos fatos.
A COLUNA
Será publicada diariamente e, de acordo com Erinaldo Silva, fará abordagens sobre os mais diversos assuntos a nível municipal, estadual e federal, que se achem a merecer devida repercussão, opinião. Já tendo lido a sua primeira edição, recomendo a todos conhecerem e acompanharem o que o grande profissional tem a apresentar. Ele que é o diretor de redação deste portal – REDE NEWS 360 -, a cada dia ocupando mais espaço na mídia. Parabéns!
‘RAIMUNDO PEZÃO’
Prefeito do município de Umarizal, no Médio Oeste Potiguar. Tem gestão cada vez mais consolidada, no limiar destes seus primeiros 8 meses de gestão pública. Atua de forma a conquistar cada vez mais a população, com ações desenvolvimentistas e sua maneira simples de lidar junto aos munícipes. Pesquisas de opinião, endereçam a ele uma marca superior a 80% de aprovação. O reconhecimento pelo que tem feito nas áreas de educação, saúde, e infra estrutura, tanto na cidade como no campo. E uma outra grande, se não for a maior, obra do prefeito ‘Raimundo Pezão’, a valorização do servidor público municipal que, desde sua chegada ao poder, tem recebido os salários dentro do mês trabalhado e algo mais, como por exemplo, o soldo de agosto que foi depositado nas contas dos efetivos, 10 dias antes do final do mês. Da mesma forma a atenção que tem dado aos autônomos que foram duramente atingidos pelos efeitos da pandemia. Estes, desde de julho estão contando com um auxílio emergencial até que a economia volte a ficar novamente aquecida. É de fazer história a gestão.