Deputado federal pelo partido Republicanos, e pré-candidato ao governo do RN para as eleições de 2022, Benes Leocádio concedeu entrevista ao programa Hora Extra da Notícia e, disse achar-se satisfeito com o resultado de suas primeiras andanças pelo interior do Estado; e que os contatos mantidos com políticos e lideranças regionais foram além das expectativas. Indagado sobre a aliança que se forma entre o MDB e o PT potiguar, o parlamentar disse que as bases emedebistas não estão nada satisfeitas. Falou da amizade que o une à família Alves e em especial a Henrique e Garibaldi, que tem em Walter seu colega de Câmara Federal, mas os seus liderados não os acompanharão nesta decisão.
E se nos colocarmos a observar, ao pé da letra, é claro o desejo pessoal de cada um da numerosa família em se manter no poder. De alimentar o ego. Só estão esquecendo de uma coisa, que é conversar com o povo, seu eleitorado. E nos últimos anos, este tipo de negociata, onde os políticos, de ideias contrárias, se unem em época de eleição e depois voltam a ficar intrigados, tem ocasionado graves acidentes de percurso. Alguém acaba atirando no próprio pé.
ACORDÕES
Já se costuraram muitos. E a partir de políticos que se achavam imbatíveis nas urnas. Retornemos a 2014, quando o então deputado federal Henrique Alves, que tinha consigo a presidência da Câmara dos Deputados e assumiu, por uma dia, o cargo de chefe maior da nação. Abdicou de retornar ao congresso, e formou uma “grande aliança” no RN. Mostrada ao povo, o resultado foi o mais catastrófico de seus 44 anos na vida pública.
Já se costuraram muitos. E a partir de políticos que se achavam imbatíveis nas urnas. Retornemos a 2014, quando o então deputado federal Henrique Alves, que tinha consigo a presidência da Câmara dos Deputados e assumiu, por uma dia, o cargo de chefe maior da nação. Abdicou de retornar ao congresso, e formou uma “grande aliança” no RN. Mostrada ao povo, o resultado foi o mais catastrófico de seus 44 anos na vida pública.
ACORDÕES II
Passados 4 anos, de forma rápida, eis que a novela é repetida. Um ‘chapão’ é lapidado, com Carlos Eduardo, a governo e tendo como vice o filho da então, à época, prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini. Tentaram enfiar goela abaixo dos eleitores, ainda ressabiados com esta história de ‘combinações’ para se manter no poder e, outra fragorosa derrota foi imposta aos que se achavam ainda líderes mas, já em completa decadência perante o eleitorado.
E em 2014, Robinson Faria se elegeu em 2º turno, mas não fez boa gestão. A ponto de chegar em 3º lugar no pleito de 2018, quando novamente a cena se repetiu e a hoje governadora Fátima Bezerra também ganhou em 2ª votação. Aquilo que ela tanto criticou – as arrumações -, caem no seu colo a ser protocolado em convenções a partir de meados do ano que vem. Pelo andar da carroça, é mais uma descida de ribanceira, dos que mantêm o poder. Aguardar.
BENES LEOCÁDIO
Ao que observo, resolveu mostrar a face real deste governo ora entronado no RN. E começa a bater forte, mostrando erros administrativos, como tem encontrado o Estado, nos seus rincões interioranos e a reclamar falta de gestão. Age desta forma objetivando ganhar credibilidade. A governadora Fátima não administra bem e a prova são as pesquisas de opinião levadas a público que mostra ela não passar de 30% na avaliação popular.
TAILDO BARROS
Vereador de primeiro mandato pelo Republicanos no município de Alto do Rodrigues. Político de muita habilidade, de convivência pacífica com o prefeito Nixon Baracho (DEM). São amigos, independente de gestão pública. Andamos conversando e claro, sobre política. Sempre bem atento aos acontecimentos locais e regionais. É sempre assim quando nos encontramos e, prometi a ele retribuir esta visita com uma que farei até aquele município. Chego lá.
PARAÚ
Também recebi a visita de ‘Antônio de Narciso’, ex-prefeito do município de Paraú. Uma grande liderança local. Mesmo sem mandato, não tem deixado de servir a seu povo. Um rapaz simples, membro de numerosa família e, com chances, claro que já habilitado, a poder contar com o voto dos parauenses em 2024. A população tem reclamado de sua ausência como gestor pois, a cidade se acha literalmente abandonada, de forma idem a zona rural.
LULA
Coincidência ou não, mas justamente no dia em que o ex-presidente Lula esteve em visita pelo RN, precisamente a cidade de Natal, onde tratou de sua campanha em 2022 e em salvar a reeleição de Fátima Bezerra, esta não teve um dia dos mais felizes. É que a Polícia Federal realizou uma operação com busca e apreensão de documentos a fim de investigar a destinação de recursos que o Estado recebeu para aplicar em ações contra o Covid-19. Foi um “dia de cão”.
JAIR BOLSONARO
Autorizou o repasse de R$ 30 milhões para a expansão das atividades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal (RN) e no Recife (PE). São obras que vão melhorar a mobilidade urbana nessas regiões e beneficiar diretamente a população que faz uso dos serviços. Desde 2009, o transporte metroviário de Natal não recebia investimentos. Corrige os problemas do passado e trabalha para melhorar os serviços prestados ao cidadão.
EM GROSSOS
Uma pesquisa de opinião realizada naquele município e divulgada em meios de comunicação ligados ao poder público, mostrou a prefeita Cinthia Sonale com mais de 80% de avaliação positiva. No entanto, na prática algo difere. É grande o descontentamento e, só aumentando por que, após 8 meses de mandato, o que se enxerga são apenas serviços de maquiagem na estrutura. Por outro lado, denúncias de contratos milionários a serviço da esfera administrativa.
FPM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga a futura mudança nos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o exercício de 2022, relativos à distribuição Interior, em virtude das estimativas populacionais de 2021, divulgadas nesta sexta-feira, 27, pelo IBGE, das populações residentes nos 5.568 Municípios brasileiros. O Brasil tem uma população superior a 213 milhões de pessoas. (Fonte: CNM)
THIAGO FREITAS
Vereador de segundo mandato no município de Serra do Mel, agora inscrito no PSDB, pois na gestão anterior integrou os quadros do Solidariedade. De forma que, nestas últimas eleições o partido não conseguiu montar legenda, ele teve que fazer esta opção. Outra vez eleito, se articulou muito bem e foi conduzido à Presidência da Câmara Municipal daquele território serrano, à unanimidade dos votos (nove ao todo). É de jeito manso ao fazer política e tem conduzido muito bem a casa legislativa. De trânsito livre em todos os segmentos, e desta forma teve sua reeleição ao biênio 2023/2024, também com o apoio de seus pares. A fazer parte da nova geração política que gradativamente ocupa espaços Estado afora. Em Thiago Freitas, é observado o seu comportamento conciliador no sentido de não só presidir o parlamento municipal mas, na aliança junto ao executivo. De compromisso com a educação e a saúde pública. E são estes os agentes públicos do futuro, a substituir o que ainda se acha de arcaico em algumas cercanias desta seara que é a política. Temos exemplos assim em todo o RN e até no país. Desejar a ele, todo sucesso.