Técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), realizam na manhã de sexta-feira (15), de dezembro de uma visita técnica às instalações do Laboratório Regional de Mossoró (LAREM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
Os técnicos foram recepcionados pela diretora do LAREM, enfermeira Maria de Fátima Rosado Nogueira (Fafá Rosado).
O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e carta de serviços do laboratório regional e estreitar laços entre os serviços.
Estiveram participando da reunião a diretora do LAREM, Fafá Rosado, a diretora administrativa do LAREM, Edilma Erculina de Assis, a coordenadora da Equipe Técnica da II URSAP, Saudade Azevedo,
a Referência do Programa de Controle da Tuberculose, Clivaneide Ferreira, a Referência de
Planejamento e Instrumento de Gestão, Sival Filho, a Referência do Programa Saúde do Trabalhador, Lucélia Jamilla Pereira Pansard, a Referência do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Violências e Saúde na Escola, Elisângela Medeiros, a Referência da Política de Alimentação e Nutrição, Annelyse Evangelista, a Referência do Programa ISTs/AIDS e Saúde Prisional, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira e a Referência do Programa de Controle das Arboviroses, José Lázaro França de Araújo.
Responsável por atender mais de 20 municípios do Oeste Potiguar, com cerca de quatro mil exames realizados por mês, o Laboratório Regional de Saúde Pública de Mossoró (Larem) vai passar por uma transformação nos próximos meses. A unidade receberá um investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado, coordenado pelas secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Infraestrutura (SIN), para a recuperação da estrutura, trazendo melhores condições de trabalho, agilidade na entrega dos exames e, consequentemente, incremento nos atendimentos aos pacientes.
A obra no Larem inclui melhorias na estrutura de acesso e circulação interna, reforma de setores como laboratório principal, central de processamento de dados, banheiros, além da recuperação da fachada e adequações na acessibilidade do prédio. A nova estrutura possibilitará que sejam instalados equipamentos recém adquiridos para ampliar a capacidade de atendimentos do laboratório.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP