Em busca de qualificar a assistência à saúde, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, vem desenvolvendo o projeto Lean das Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS e parcerias com hospitais de excelência do país.
O Lean nas Emergências visa à redução da superlotação dos serviços de urgências e emergências de hospitais públicos, por meio de capacitações e apoio a gestores hospitalares, para desenvolver projetos estratégicos e intervenções que ajudem a melhorar os serviços prestados.
Dessa forma, nesta quarta-feira, 22, o HRTM iniciou a realização de estratégias do Lean, para melhoria de processos e padronização deles. A estratégia chamada de “Huddle”, acontecerá de segunda à sexta-feira em dois momentos, 10h e 15h, reunindo Setores estratégicos da unidade, como Supervisão Administrativa, Serviço Social, Laboratório, Enfermagem e Farmácia, a fim de levar as informações específicas dos seus setores e pendências de ações que envolvem a celeridade do cuidado ao paciente e melhor gestão clínica dos leitos.
“O desenvolvimento do Lean nas Emergências é um importante investimento da gestão em busca de melhorar os processos de trabalho e as práticas. O projeto envolve uma mudança de cultura a ser vivenciada no hospital, que servirá para a organização e padronização dos processos de trabalho da porta de emergência, garantindo um atendimento mais eficiente e qualificado, explicou Viviane Fonseca – articuladora regional do oeste/Sesap/RN.