A Câmara de Apodi sediou na manhã desta terça-feira (23), a 1ª reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022. O I Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE convida representantes da sociedade apodiense para prestarem sua colaboração em todas as etapas do censo.
- Informar autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2022;
- Reforçar a importância do Censo Demográfico 2022 para o planejamento público e privado;
- Informar que os dados do Censo Demográfico 2022 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM;
- Informar sobre como e quando será feito o trabalho em campo, e reconhecer a equipe do IBGE;
- Acompanhar as etapas do censo, com vistas a garantir a total cobertura do territórios e a qualidade dos dados coletados;
- Ajudar o IBGE na divulgação dos processos seletivos, bem como a obter postos de coleta e locais de treinamento; e
- Ajudar na divulgação do Censo para a sociedade.
O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década.
No período do Censo, o quadro de pessoal do IBGE é acrescido de expressivos contingentes de contratados temporários. Esse quadro será composto por Coordenadores Censitários de Subárea (CCS). Agentes Censitários de Administração e Informática (ACAI), Agentes Censitários Municipais (ACM), Agentes Censitários Supervisores (ACS) e Recenseadores.
Em Apodi, serão 35 pessoas contratadas. O município contará com 01 posto de coleta, e a equipe será composta por CCS: 1, ACM: 01, ACS: 4 e Recenseadores: 29.
Serão realizadas mais reuniões conforme necessidade no decorrer da operação. Tanto os representantes do IBGE quanto os demais participantes podem solicitar reuniões extraordinárias.
Informações da Câmara de Apodi.