A gestão do prefeito Sabino Neto (MDB), através da secretaria municipal de desenvolvimento, assistêncial social, mulher e igualdade social, que tem a frente a secretária Kelly Targino, fechou uma parceria com a polícia militar para implementação do Patrulha Maria da Penha no município de Apodi.
Em contato com o Sargento Cavalcante que é o comandante da Patrulha Maria da Penha no município de Apodi, nos foi informado que a Patrulha Maria da Penha é um programa do Batalhão de Policiamento Escolar e Prevenção às Drogas e à Violência (BPRED) da Polícia Militar do RN.
A sede do Patrulha Maria da Penha será no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas do bairro lagoa seca, e atenderá mulheres vítimas de violência.
A Polícia Militar de Apodi sob comando do Major Costa e Silva apoiará e dará total suporte e apoio a equipe do CREAS nos atendimentos e fiscalização de denúncias de violências domésticas contra mulher no município.
A Patrulha Maria da Penha é um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes, baseadas na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
A Patrulha Maria da Penha que já é referência em alguns municípios do Rio Grande do Norte e é uma importante política pública de proteção e combate à violência contra a mulher, agora se torna uma realidade no município apodiense.