Na primeira vez que disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2002, usando as cores do PT, Gilberto Veríssimo Torres, o Gilberto Olinto, obteve 9.036 votos, dos quais 7.635 em Apodi, 99,75% dos votos válidos do município. “Conseguimos levar o povo pra rua graças a Deus sem ter que comprar ninguém”, relembrou, ao atribuir essa façanha ao trabalho em favor da população desprovido de interesse pessoal.
Ele é natural de Apodi e ao longo de 40 anos segue com a mesma missão de ajudar e de atuar na melhoria da qualidade de vida do povo com determinação e humildade. “Sou uma pessoa do povo e sei das suas necessidades e aflições”, diz Gilberto Doido, como também é chamado com carinho pelos amigos devido até a sua agilidade e a forma como se joga de corpo e alma para resolver problemas, vencer desafios e acreditar nas causas que abraça.
Gilberto Doido atua em movimentos sociais apoiando associação de estudantes, tendo sido líder estudantil, presidente de grêmio, inserido em movimento universitário, de trabalhadores sem terra, sem tento, servidores públicos. “É uma militância constante” ressalta.
Por outro lado, vem procurando dar suporte a eventos que possam contribuir com o turismo regional e gerar emprego e renda, entre outros propósitos.
Atualmente Gilberto Doido é pré-candidato a deputado estadual pelo partido Brasil 35, que o tem valorizado com destaque na sua nominata. “O partido Brasil 35, recebe de portas abertas a chegada de Gilberto, que tem grandes idéias para o vale do Apodi. Gilberto é uma pessoa exemplar, vem do povo e pode fazer um diferencial”,afirmou a presidente estadual da sigla, Viviane Oliveira, que foi pessoalmente a Apodi com o vice-presidente do Brasil 35, Eliú Oliveira, para dar as boas vindas ao pré-candidato. “Estou muito feliz porque estou em um grupo que as chances são reais”, frisou Gilberto.
Dirigentes do Brasil 35 Eliú e Viviane Oliveira festejam chegada de Gilberto Olinto ao partido
Indagado sobre o fato de não ter dinheiro para enfrentar a campanha enquanto terá que disputar o voto dos apodienses com outro pré-candidato que vem sendo visto com o rótulo de deter grande poder financeiro, Gilberto Doido é enfático ao dizer que o seu será o voto do coração, da lealdade, da sinceridade.
A propósito, no município já há um alarde através de manifestações espontâneas sobre “O voto do coração, contra o voto do o milhão”.
E assim ele segue embalado pela poesia de Sivuca na composição/marcha Estrela Guia: “Ai, a estrela guia vai romper/E alguém no povo vai nascer/E o nosso tempo de chorar/Vai se acabar…”.