No domingo (01/05) às 10h inicia a segunda edição da Semana da Compostagem Brasil, e vai até dia 07/05 uma plataforma de mobilização social para quebrar paradigmas, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre a prática de reciclagem de resíduos orgânicos.
O evento idealizado pelos Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil-ILZB e o Grupo dos Composteiros do Brasil tem o objetivo de incentivar as práticas e enaltecer os benefícios da compostagem para as pessoas, comunidades, empresas, instituições, governos, cidades e sociedade em geral.
Em 2021, Composteiros do Brasil de 15 cidades, em 7 estados, fizeram a chamada virtual para a Semana da Compostagem, que teve como temática: Crescer, comer, compostar e repetir este ciclo. O Lixo Zero Brasil mobilizou mais de 60 cidades para a discussão, com uma grande mobilização nas redes sociais de mais de 400 postagens falando do tema, que foi baseado no movimento circular do processo de reciclagem de resíduos orgânicos, fluindo do campo para a mesa e da mesa para o campo novamente.
O que a compostagem tem a nos ensinar?
Uma das mais importantes lições é entender que as sobras de alimentos não fazem parte do ciclo dos resíduos, e sim, o dos alimentos. Por isso, não devemos misturarár-los com os demais tipos de resíduos, e sim, encaminhá-los para o tratamento de compostagem ou biodigestão, o que permitirá transformá-lo em composto orgânico e matéria prima para enriquecimento dos solos.
O Gestor Ambiental Hilquias Sabino, embaixador do ILZB e coordenador do coletivo Lixo Zero Mossoró, outro grande benefício que a compostagem permite, é que a partir dessa prática, torna possível reduzir entre 50 a 60 % da geração do “lixo” urbano e ainda produzir um riquíssimo adubo, restruturante de solos e nutritivo para o cultivo das plantações.
Cada indivíduo tem seu papel fundamental na viabilização da compostagem e reciclagem dos materiais. Para isso, é necessário que façamos a separação dos resíduos em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos – premissa básica da metodologia Lixo Zero.
Resíduos orgânicos são restos de comida, cascas e talos de frutas e legumes, podas de árvores, entre outros. Já os rejeitos são aqueles resíduos que não possuem viabilidade técnica e/ou econômica para reciclagem ou compostagem, por exemplo: papel higiênico e fraldas sujas, as máscaras de proteção, fita adesiva, fio dental. Infelizmente diversos municípios permitem a mistura dos resíduos orgânicos com os rejeitos e destinam ambos juntos para o aterro sanitário.
Já parou para pensar o quanto é cara essa conta? Tanto para o nosso bolso como para o meio ambiente. Essa realidade precisa ser diferente: aterro sanitário só para rejeitos, os recicláveis para reciclagem e os resíduos orgânicos para a compostagem.
Temática 2022: Receita para Regeneração: COMPOSTO!
Este ano o tema da Semana da Compostagem é o composto como receita para a regeneração do solo, processo circular que transforma a gestão de resíduos e proporciona solos saudáveis, levando a frutas e vegetais mais ricos em nutrientes, com os restos voltando para serem compostados e o processo reiniciado. O composto adiciona carbono de volta ao solo, promove o controle da erosão e fecha o ciclo, evitando a perda de valiosos recursos orgânicos.
Desde a compostagem individual em apartamentos e quintais, passando pela compostagem comunitária, coleta porta a porta em baldinhos, instalações de compostagem em grande escala e também em propriedades rurais, este recurso fornece uma opção ecologicamente responsável para o gerenciamento e tratamento dos nossos resíduos orgânicos.
Evento à nível internacional, nacional e regional
A Semana Internacional da Conscientização sobre Compostagem (ICAW) https://www.compostfoundation.org/ICAW/ICAW-Home é realizada desde 1995 e se trata da maior e mais abrangente iniciativa educacional sobre compostagem no mundo. No Brasil o evento é mobilizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e pelos Composteiros do Brasil.
Quando acontecerá a Semana da Compostagem Brasil?
O evento ocorre simultaneamente entre 01 e 07 de maio. Esta será a 2ª edição no Brasil, e faz parte de um calendário repleto de iniciativas em prol da sustentabilidade desenhado pelo ILZB. Mais informações sobre o evento podem ser acompanhadas no instagram do Instituto Lixo Zero Brasil @institutolixozerobrasil, pela página dos Composteiros do Brasil @composteirosdobrasil e da Semana da Compostagem @semanadacompostagembrasil.
Como será a programação em Mossoró?
Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de Mossoró rumo ao Lixo Zero, queremos mostrar à sociedade os benefícios que a compostagem tem a oferecer para a melhoria da qualidade de vida urbana e rural. Esta será a 1ª edição na cidade com programação entre os dias 1 a 5 de maio. O mesmo será realizado com apoio de escolas, universidades, empresas e cidadãos com experiências na compostagem e que visualizam um futuro próspero para a nossa cidade.
O Instituto Lixo Zero Brasil O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos. Os Composteiros do Brasil O Grupo Composteiros do Brasil é organizado desde 2020, e hoje conta com mais de 100 empresas cadastradas, em diversos estados e cidades do país: Mapa dos Composteiros do Brasil. O grupo visa difundir o mercado da compostagem, incluindo todas as etapas de segregação dos resíduos na fonte, coleta, transporte, destinação e tratamento de resíduos orgânicos. Além disso, promover a educação ambiental, realizar atividades práticas de compostagem e disseminar o uso do composto orgânico nas áreas urbanas e rurais.