O clínico geral, médico Dr. Antônio Jácome, faz um alerta sobre a importância da prevenção no Dia Mundial do Rim com o objetivo de conscientizar a população quanto aos cuidados que devemos ter com esse órgão.
“Quase que diariamente, aparecem pessoas com sintomas de doenças renais. E como médico, encaminho imediatamente para especialistas para um melhor acompanhamento da saúde renal dos pacientes. As doenças renais, na grande maioria das vezes estão associadas à diabetes e à hipertensão, são pouco assintomáticas. Por esse motivo, é necessário que, especialmente, os pacientes desse grupo de risco passem por avaliações períodicas”, destacou Jácome.
Antõnio Jácome ainda orienta que atitudes simples no dia a dia, como: beber bastante água, controlar os níveis de pressão, seguir uma dieta equilibrada com baixa ingestão de sal, açúcar e carnes vermelhas, controlar o peso, não fumar, exercitar regularmente, monitorar os níveis de colesterol, evitar o uso de medicamentos sem orientação médica, realizar avaliação médica anual, conhecer o histórico de doenças da sua família devem fazer parte da rotina de cada pessoa.
O paciente diagnosticado com a doença deve seguir o tratamento ao longo da sua vida, seja com a diálise, indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves ou o transplante renal, quando o paciente sofre de doença renal crônica com insuficiência do órgão, quando está em diálise ou fase pré-dialítica ou ainda quando o quadro é comprovadamente irreversível.