O Brasil atingiu a marca de 45,6 milhões de doses de reforço da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, aplicadas na população vacinável. Os dados foram analisados pelo Metrópoles, com base em material publicado pelo LocalizaSUS, plataforma de prestação de contas do Ministério da Saúde.
Ao todo, 45.665.384 pessoas receberam a terceira dose contra a enfermidade até esta segunda-feira (14/2), de acordo com as informações disponibilizadas no portal. O índice equivale a 26% da população vacinável.
Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda o intervalo de quatro meses entre a segunda dose e a dose de reforço da imunização contra o coronavírus.
Pelo menos 100 milhões de brasileiros ainda precisam tomar a terceira dose contra a Covid-19 no país, segundo dados do Ministério da Saúde compilados no sábado (12/2). Sendo que, desse grupo, 10 milhões de pessoas perderam o prazo de buscar a vacinação de reforço contra o vírus.
A comunidade médico-científica avalia que a dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, principalmente em grupos de risco.
O reforço pode ser aplicado em qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha recebido as duas doses, respeitando o prazo mínimo recomendado após a segunda aplicação.
Fonte: Metrópoles