Na noite desta quinta-feira (03), através de sua live oficial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou o resultado da última pesquisa de intenção de voto e causou polêmica ao falar sobre o Nordeste, região que apresentou maior rejeição ao mandatário. Em tom de ironia, o atual chefe do executivo federal chamou alguns assessores presentes no local de “pau de arara”, em referência ao transporte utilizado pelos cidadãos nordestinos no processo migratório para outras localidades.
A expressão depreciativa empregada por Bolsonaro foi suscitada a partir de um comentário envolvendo a figura histórica do Padre Cicero, quando o presidente errou ao citar o local de nascimento do religioso. “Dada as nossas revogações, feitas há pouco tempo, falaram que eu revoguei o luto de padre Cícero, lá de Pernambuco”. Na sequência, alertado sobre o erro, o presidente tratou a sua equipe de forma jocosa. “É isso mesmo? De que cidade fica lá? Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?”, questionou.
A “confusão” do presidente Bolsonaro se deve à medida de “Revogação de Lutos”, instaurada pelo governo federal em 2020, a qual preconiza a anulação de normas “cuja eficácia ou validade encontra-se completamente prejudicada”. Desde 2018, com o novo governo, apenas dois lutos oficiais foram declarados: na morte do ex-vice-presidente Marco Maciel e,pelo falecimento de Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo.
Em relação a essas determinações de luto, o atual mandatário da nação alegou que os decretos editados no passado já não tinham mais razão de existir. Isso ocorre devido aos efeitos da norma perdem validade tão logo termina o período do luto da pessoa homenageada.
Fonte: Potiguar Notícias