O prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), anunciou nesta sexta-feira (28) que vai conceder o reajuste salarial para os professores do município. O reajuste será no valor de 33,23% e foi definido em reunião administrativa entre as secretária de Administração, Finanças, Controladoria e Educação.
“Decidimos na tarde desta sexta-feira conceder o reajuste do piso nacional dos professores, no valor de mais de 33%, isso já retroativo para o mês de janeiro. É a gestão municipal valorizando cada vez mais os profissionais da educação”, falou o prefeito Alan Silveira.
A prefeitura irá enviar o projeto para câmara municipal, após a aprovação, o prefeito sancionará a lei e autorizará o pagamento retroativo já para o mês de janeiro.
Segundo o prefeito Alan Silveira, o reajuste salarial dos professores impactará no aumento de mais de 400 mil por mês na folha de pagamento do município, totalizando mais de 5 milhões por ano.
PISO NACIONAL
O reajuste da Prefeitura de Fortaleza se alinha ao piso nacional do magistério anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta, pelas redes sociais. Com o reajuste, o piso da categoria deverá ir de R$ 2.886 para cerca de R$ 3.845
“É com satisfação que anunciamos para os professores, da educação básica, um reajuste de 33,24% no piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido, pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso”, escreveu o presidente.
A Frente Nacional de Prefeitos(FNP), no entanto, lançou nota manifestando preocupação com a possibilidade real de cumprir a adequação.
“É preciso governar combinando sensibilidade social e responsabilidade fiscal. As finanças locais, infelizmente, não suportam reajustes excepcionais no cenário de incertezas que o Brasil enfrenta”, escreveram os dirigentes municipais na nota coletiva.