O Brasil ultrapassou 200 mil casos diários de Covid-19 pela primeira vez, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Uma das hipóteses desse aumento é a variante Ômicron, que tem se espalhado rapidamente pelo país.
“Mesmo com o avanço da vacinação não podemos deixar de nos prevenir. Ainda podemos evitar colapso. Se todo mundo contrair a doença ao mesmo tempo, vamos ter sobrecarga dos serviços de saúde. Apesar dos novos casos, em sua maioria, apresentarem sintomas leves, ficar comprometendo ainda mais o serviço público pelo volume de pessoas que buscam o atendimento”, disse Jácome.
A variante Ômicron tem ocorrido mesmo entre vacinados ou pessoas com histórico de infecção prévia pela Covid-19, segundo a OMS. O avanço dessa variante tem maior capacidade de transmissão e consegue escapar em parte da imunidade obtida após a vacinação ou um quadro prévio de Covid, segundo os especialistas.
“A situação exige muitos cuidados, visto que, ainda temos muitas pessoas que não foram vacinadas e tem resistido, mas é possível minimizar os danos reforçando os cuidados que se mostraram efetivas até agora. Eu, que não parei um dia se quer de trabalhar como médico, com exceção quando testei positivo para a Covid no ano passado, sei de perto a realidade, as causas e consequências que esse vírus pode causar. Não podemos perder essa guerra”. Ressaltou Jácome.