O governo do Rio Grande do Norte tem a intenção de reforçar cobrança do passaporte vacinal contra Covid em bares, restaurantes e eventos sociais no estado. A ideia foi destacada durante uma reunião nesta segunda-feira (17) entre o Estado e representantes das entidades empresariais e empreendedores do segmento de eventos.
A reunião foi solicitada pela Fecomércio para discutir as novas recomendações do Comitê Científico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), de 13 de janeiro, diante da alta de casos de Covid e do surto de gripe que acomete o estado atualmente.
A entidade empresarial se mostrou preocupada com eventuais impactos negativos, particularmente no setor de eventos.
Segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do RN, Raimundo Alves Júnior, que conduziu o evento, o governo tem a intenção de reforçar a exigência do passaporte vacinal nos eventos sociais e, também, em bares e restaurantes.
“O passaporte da vacinação é uma medida já implementada, mas é fundamental que haja reforço em todos os estabelecimentos. Para eventos de grande porte, analisamos recomendar aos municípios a proibição dos eventos de rua, em virtude da dificuldade desse controle”, informou o secretário.
Segundo o governo do RN, a ideia é detalhar ajustes na exigência do passaporte vacinal para o segmento, bem como mapear a agenda de eventos corporativos previstos para o RN nos próximos 30 dias.
Uma nova reunião de alinhamento deve ocorrer nos próximos dias, a fim de tratar o posicionamento final do governo.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, disse durante a reunião que deve se manter o diálogo com a classe produtiva.
“É preciso chegarmos a um entendimento de medidas que possam conter os avanços dessas doenças, mas que mantenham as atividades produtivas, que já foram tão impactadas desde o início da pandemia. Os empreendedores, em sua maioria, têm seguido os protocolos e estão empenhados no cumprimento das regras”, afirmou.
Além da Fecomércio RN, participaram da reunião a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RN), Natal Convention Bureau, Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e empreendedores do segmento de eventos.
Cartilha de orientação
A Fecomércio RN lançou, em 2021, uma série de cartilhas direcionadas ao segmento de eventos. Os guias estão divididos entre os setores de Alimentos e Bebidas, Corporativos, Esportivos, Feiras e Eventos Sociais. Produzidos em conjunto com a Sesap, os documentos apresentam as principais normativas e recomendações de conduta, além de fornecer material gráfico de apoio para que empresários e profissionais estejam em conformidade às regras.
Fonte: G1 RN