O governo do Rio Grande do Norte, emitiu nesta quarta-feira (15) uma nota sobre o indiciamento do secretário Cipriano Maia, na CPI da Covid-19 na Assembleia Legislativa. O secretário teve seu indiciamento aprovado pela maioria dos deputados.
Além do secretário de saúde do RN, alguns empresários também foram indiciados a pedido do relatora da CPI.
Veja abaixo a nota na íntegra:
NOTA
A respeito da sessão de hoje (15) da CPI a Assembleia Legislativa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) lamenta o posicionamento de parte dos integrantes com relação ao indiciamento do secretário Cipriano Maia, apontando ausência de conhecimento dos deputados sobre a dinâmica legal das contratações durante o combate à pandemia, destinada unicamente a salvar vidas.
Por diversas vezes, por exemplo, foram citadas a existência de supostos “conluios” – sem as devidas provas materiais ou ao menos indícios contundentes- porém apenas ao gestor Cipriano Maia foi imputada suspeita de culpa, apontando um viés divergente do que seria lógico em qualquer apuração investigativa.
Por diversas vezes, órgãos de controle realizaram apuração dos contratos citados e nenhum indício de corrupção ou dolo foi apontado.
Na mesma linha, a Sesap acolhe as recomendações citadas para melhoria dos processos e confia no trabalho dos órgãos que receberào o relatório final da CPI. A Sesap reforça a confiança no trabalho dos servidores públicos do RN, pautada sempre na lisura e transparência, como deixou claro todo o acervo de provas e depoimentos colhidos ao longo das sessões da comissão.