A prefeitura de Pau dos Ferros, desde que deu início às primeiras ações da gestão, vem deixando claro a prioridade diante do resgate da identidade do povo pau-ferrense, preservando suas histórias, seus costumes e fortalecendo a cultura que ainda resiste na cidade – que busca sobreviver diante da modernização trazida pelo tempo.
Com a restauração da Casa de Cultura Popular Joaquim Correia, local onde abriga a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, o prédio que completou neste ano 110 anos vem sendo símbolo, por se tratar de um dos monumentos arquitetônicos mais importantes e significativos da história do município.
Recentemente, compreendendo a importância histórica que o espaço carrega, a prefeitura de Pau dos Ferros promoveu revitalização da fachada, como também melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, bem como a troca de revestimento e pinturas interna e externa.
Para destacar a beleza que o prédio carrega com sua arquitetura imponente, foi realizada a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes por LED, além de pontos de iluminação em locais estratégicos, garantindo mais segurança para a sede. Para facilitar os trabalhos e a comunicação dos que frequentam o espaço, os pontos de internet foram ampliados, garantindo uma melhor conexão. Foi instalado ainda a nova placa de identificação da instituição.
Outra importante novidade é a reabertura da Galeria de Artes “Toinho Dutra” que, através da exposição Olhares Pau-ferrenses, acolherá diversas obras de artistas locais e regionais, fortalecendo e incentivando a produção artística. A Casa de Cultura Popular Joaquim Correia, ainda recebeu uma decoração natalina, já que a cidade já está no clima do Natal.