AS CRÍTICAS
São muitas endereçadas ao prefeito Allyson Bezerra. Coisa natural. A mídia mossoroense, a maior parte, se encontra sob o poder de um clã familiar que por 7 décadas se debruçou sobre gerir esta municipalidade. E estes veículos de comunicação que são de onde partem as reclamações, às vezes chegam a exagerar. Bastante salutar e, entendo que estes reclames, muitas vezes chegam a colaborar com uma gestão. Sempre deve existir luta entre os contrários.
SECRETARIADO
Escolhido a dedo e todos com perfil técnico, o que contribui significativamente para o crescimento, o desenvolvimento de um município, estado ou país. E estas pessoas têm se empenhado em manter a gestão, indo de encontro aos problemas e tentando resolver. Sem olhar para o lado partidário. Quem nunca pensou em fazer isto, fica no desagrado e apenas reclamando, até de um paralelepípedo mal colocado no calçamento de uma rua. É assim.
A BUROCRACIA
Um grande impedimento para que as coisas possam fluir com mais celeridade. É assim em todo lugar. E estas regras não podem ser mudadas. É tudo como manda a lei. Pessoas desinformadas precisam aprender sobre isto e não ficarem apenas no ‘por que a oposição disse isso ou aquilo’. Até porque é o atual papel deles, o de se oporem a tudo o que a gestão em exercício faz. Quando foram poder, realizaram o mesmo ou pior.
OPOSIÇÃO
Não é fazer apenas por fazer. Tem que ser algo responsável, pensado, minimamente analisado, haja vista o povo ser usado como massa de manobra. Inegável o poder da comunicação social e ela deve ser usada para o bem da coletividade. Qual a administração pública e, até privada, que não comete erros? Da mesma forma que nós da mídia, também cometemos pecados, e não são poucos. Então, respeitemos para ser respeitados.
PENSO E DIGO
Existem profissionais da imprensa que, unicamente, só vivem a procurar ‘chifres em cabeça de cavalo’. Apenas a divulgarem coisas destrutivas, de cunhos negativos e, daquele jeito de “cuspir no prato que comeu”. O que critica hoje, chegaram a cometer num passado. E desta forma acabam se desgastando, caindo no descrédito da informação. Urgentemente se pensar em respeitar mais quem precise de notícias com veracidade.
NO MÉDIO OESTE
Repercute bastante a nota que publiquei aqui nesta coluna, sobre o rompimento político entre o prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB) e seu vice Neilton Diógenes (PL). Por lá não se fala em outra coisa. E percebo o nome dele (Neilton), ganhando força para uma provável pré candidatura pelos lados da oposição. É este o cenário vivido pela população do Vale do Apodi e a principal pauta é política 24 horas por dia. Aguardemos novos desdobramentos. Virão!
BRENNO QUIROGA
Ex-prefeito de Olho D’água dos Borge e pré-candidato a governador do RN nas eleições de 2022. É o nome do Partido Solidariedade. Nos dias de hoje, assume uma secretaria de Governo na gestão Allyson Bezerra, em Mossoró e, uma vez lhe restando tempo, tem pegado a estrada para visitar e conversar com amigos e apoiadores. Quer repetir a façanha e quiçá com êxito, do que fez em 2018. Com uma diferença, agora ele entra no jogo no primeiro tempo. Aguardar.
EZEQUIEL FERREIRA
Deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do RN. Vem sendo visto sempre colado ao ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, em eventos da esfera federal pelo interior do Estado. Sobre o auxiliar de Jair Bolsonaro, luta para ser pré-candidato ao senado da república. E o parlamentar potiguar, de olho num possível ‘cavalo passando selado’. Mas dizem que ele pode ser o “senador de Fátima”. Algo tronxo de se entender.
LAWRENCE AMORIM
Está com seu time em campo e diariamente recebe políticos, em especial vereadores e lideranças de todas as regiões do RN. É seu desejo o de chegar à Câmara Federal nas eleições de 2022. Tem sua pré candidatura lançada. E trabalhado este projeto com régua e compasso. Se organiza para, chegado o período de recesso da CMM, pegar a estrada e repetir feito de 2018. Atualmente é 1º Suplente de Federal. Vai lutar pela titularidade da vaga.
SOLDADO JADSON
O escolhido pelo prefeito Allyson Bezerra, embora ainda não anunciado oficialmente, como pré-candidato a deputado estadual pelo Solidariedade. A exemplo de Lawrence Amorim, também não tem perdido tempo e já está nas andanças. Hoje atua bem perto do gestor mossoroense, de quem é assessor especial. Uma dobradinha com todas as chances de êxito. Onde chegam, a recepção tem sido das melhores. Ambos tem experiência parlamentar.
HENRIQUE ALVES
A liberdade política do ex-deputado federal, ex-ministro e ex-presidente da república, muda por completo o cenário no RN. Ele, até bem pouco tempo, por conta de problemas com a justiça, só participava de conversas, articulações, nos bastidores e bem cauteloso da forma que sempre se comportou. Agora se acha bem à vontade e retorna à vida partidária, a subir em palanques, discursar e, com certeza, trabalhar sua volta ao Congresso Nacional onde cumpriu 11 mandados. Por outro lado, não deve estar gostando nada disso, o seu primo torto, Walter Alves, filho de Garibaldi Alves, ex- senador e ex-governador. Este jovem parlamentar cumpre sua terceira estada de 4 anos em Brasília. Tem sido daqueles que sempre caminha à sombra do pai e ainda não aprendeu a andar sozinho. Com o retorno do herdeiro político de Aluízio Alves, um novo momento passa a ser vivenciado no seio daquele clã familiar. Bem verdade que entre eles já existe uma vala profunda a separá-los. Presumo que o primeiro embate será pelo comando estadual do MDB. A agremiação não caberia os dois e um vai ter que deixar aquela nau. Que se iniciem as apostas!