Há pouco mais de uma semana em que começa a conceder entrevistas e conversar com amigos, o engenheiro Brenno Queiroga já está mudando o cenário da política no RN. E as investidas da atual gestora estadual, usando a máquina pública, dão sinais. Até porque a realidade é que a situação política da governadora Fátima Bezerra é muito ruim e com tendência de piora. Ela conduz um governo que não se comunica bem com o povo potiguar, muito menos com os gestores municipais, e que também não tem nada para mostrar ou oferecer em apoio aos Municípios. Um exemplo claro das investidas da Governadora Fátima Bezerra, na tentativa de desestabilizar a base de apoio a pré-candidatura de Brenno Queiroga é a investiga dela para cima do vice-prefeito de Mossoró, ‘Fernandinho das Padarias’ que, pelo visto, está propenso a deixar a base do prefeito Allyson Bezerra e migrar para o situacionismo estadual. E como o chefe do Executivo mossoroense deve anunciar quem será o seu candidato a deputado estadual em dias vindouros, ele e ‘Fernandinho’ ficam sem clima para dividirem o mesmo palanque. Entretanto, o suposto “apreço” de ‘Fernandinho’ pela governadora Fátima é coisa recente, fabricada de última hora, claramente por mera conveniência de ambos. É o embate eleitoral que está apenas iniciando. Enquanto isso, como aqui dito, já incomodando a governadora, filiado ao Solidariedade e, tendo o apoio do prefeito Allysson, Brenno Queiroga caminha a passos largos e com chances reais de ser eleito governador do Rio Grande do Norte nas eleições de 2022. Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos.
RELEMBRANDO
E disto ninguém duvide, pois a campanha em Mossoró, no ano de 2020, ficou para a história, devido ao fato de as pessoas entenderem que candidato A ou B não passariam da ponte sobre o Rio Angicos. Acabou sendo o contrário e esta mudança ocorre desde 2018 quando Allyson Bezerra sagrou-se deputado estadual. Oriundo da zona rural, filho de agricultor, ele conquistou a confiança do povo que de forma decisiva resolveu mudar os destinos de um município.
PREGO BATIDO
Foi com parte desse jargão que o prefeito Allyson Bezerra fez uma campanha memorável e vitoriosa em Mossoró. Ao se completar com a ponta virada, continua fazendo política de maneira inteligente. Inicia o batimento do prego com vistas a 2022. Num primeiro momento incumbiu o vereador Lawrence Amorim, presidente da CMM, de ser candidato a deputado federal e, por último, apontando o Soldado Jadson como seu preferido ao parlamento estadual.
PONTA VIRADA
E fechando o jargão, o prefeito Allyson diz que ‘a ponta está virada’. Nos próximos dias, deverá anunciar quem vai receber o seu apoio para o Governo do Estado e o Senado Federal. Para a função primeira, tudo leva a crer ser Brenno Queiroga, pessoa de sua inteira confiança e auxiliar de gestão, e que já percorre o RN. Quanto ao concorrente à alta Câmara, chegou a acenar para Fábio Faria, mas nada definido ainda.
SOLDADO JADSON
Recebi recentemente em meu escritório a visita do Soldado Jadson, hoje pré-candidato a deputado estadual pelo Solidariedade. Recebeu a missão do prefeito Allyson Bezerra, de ser um dos representantes de Mossoró e do RN na Assembleia Legislativa. Aqui uma conversa bem salutar. Disse se achar pronto para ir à luta e cumprirá seu dever. Tem se movimentado bastante e de malas prontas para trilhar as estradas potiguares. Prazer recebê-lo. Que volte sempre.
‘FERNANDINHO DAS PADARIAS’
A meu ver, se precipitou desde do começo da gestão que faz parte como vice-prefeito de Allyson Bezerra. Na política, como na vida normal precisa-se ter um planejamento e percebo que faltou por parte dele. Realizaram uma campanha muito bonita, andando de rua em rua. Precisava ter tido uma linha de mais entrosamento com o prefeito Allyson e, seria deputado. É sempre assim e, não se deve colocar a carroça na frente dos bois. Vamos aguardar.
CARAÚBAS ILUMINADA
É de muita satisfação chegar a esta cidade e, logo na entrada, os resultados positivos de uma gestão. Falo, num primeiro caso, da decoração natalina e sua organização. Tudo muito bem feito. É da natureza do atual gestor, ‘Juninho Alves’, no cuidado a ter no que faz. Daqui, os parabéns deste colunista pelo belo trabalho ora desenvolvido por ‘Juninho Alves’, em seu segundo mandato. Que continue assim e sempre.
’JUNINHO ALVES’
Hoje a maior liderança política em território caraubense e região circunvizinha. Mas, pelo visto, desistiu de buscar uma vaga na Assembléia Legislativa. Até ensaiou e logo esfriou. Daí que reaver este pique não é fácil. Talvez não queira deixar seu mandato a aventurar-se como ‘batedor de esteira’ para candidatos tradicionais. Mas, entendo que ele detém potencial para conquistar uma cadeira, de forma independente no Palácio José Augusto. Aguardar.
’RAIMUNDO PEZÃO’
Prefeito de Umarizal, outro município também muito bem cuidado e a se configurar de ‘cara nova’ para o médio oeste potiguar. Cumprindo o seu primeiro mandato. Trabalha sem alarde e a pensar acima de tudo no bem estar de seu povo. Em 27 de novembro transposto, comemorou-se os 67 anos de emancipação política. O povo saiu às ruas e há muito tempo não se registrava tamanha altivez e alegria de todos diante do momento pelo qual passam.
SALOMÃO GOMES
Comandante em chefe dos destinos da minha querida Felipe Guerra. Dá exemplo de como se deve gerir a coisa pública. Recupera um território, desde a área urbana até as localidades rurais, dada como ‘entregue às baratas’, conforme ditado popular. Muitas dívidas e aos poucos sendo resolvidas. A continuar assim, não restará dúvidas sobre ter sido o melhor gestor da história daquele município. Aos poucos vem organizando tudo e ganhando ainda mais o apreço do povo.
DR. ANAX VALE
Em pré-campanha a deputado estadual. Também com o pé na estrada, andando feito porca magra. É médico e ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado. No entanto, ainda sem um partido definido. Tem a seu favor, apoio do Dr. Artur Vale, seu irmão e atual gestor municipal. Os dois vêm mantendo conversas com lideranças de várias regiões do Estado. Restando apenas resolver a questão de filiação. Nos resta esperar.
JOTA BELMONT
José Janildo Belmont, 76 anos, um cidadão campestrense, radialista e político. Na Comunicação Social, andou por Natal e, depois radicou-se em Mossoró, onde fez história na radiofonia local. Por aqui, com seu programa no horário da manhã, de cunho popularesco, prestador de serviços e a prender a atenção das donas de casa e até de quem se achava em outro tipo de labuta, com seu radinho de pilha ao pé do ouvido. Destacou-se com sua campanha em defesa dos mais humildes, tais como a doação de cadeiras de rodas.Criador e apresentador por muito tempo do Cidade Aflita na Rádio Difusora de Mossoró AM 1170. Audiência fechada no horário entre 11hs e 12hs. Com estas ações, cativou milhares de mossoroenses que o elegeram vereador e em seguida deputado estadual. O grande comunicador e homem público sempre encontrou portas abertas onde ele quisesse entrar. Nesta data, 01 de dezembro, eis que ele é chamado a residir em outro plano, o espiritual. E deixa uma lacuna imensa na área, apesar de já há algum tempo se achar afastado dos microfones. Que Deus o receba de braços abertos.