À medida em que conversamos com pessoas de um modo em geral, sejam elas de baixo ou alto poder aquisitivo. É notório o sentimento de inquietação. Ao longo destes meus 54 anos de idade, nunca tinha chegado a testemunhar coisas assim. Homens, mulheres e crianças se comportando como animais famintos nas calçadas, disputado pedaços de ossos ou comida estragada e tudo por que não dispõem das mínimas condições de comprar o básico para sua sobrevivência. Uns poucos, quando vão ao supermercado, mercearia ou açougue e, por exemplo o que compravam com R$ 200,00, não o fazem por menos de R$ 300,00, isto num prazo médio de 30 dias. O aumento dos preços no presente momento, aqui no meio de nós brasileiros, é infreável e não avistamos saídas. Nesta sexta-feira, 22, precisei colocar gasolina no carro e ao chegar ao posto, simplesmente ouvi do frentista “este preço é só até daqui a pouco”. Algo aterrorizador. A que ponto a economia brasileira chegou. E os ‘homens’ lá de Brasília, responsáveis por esta situação, sem sequer apresentar um plano pelo menos paliativo para tão grave problema.
AREIA BRANCA
Estive nesta sexta-feira, 22 de outubro, naquela bela cidade. Na companhia do amigo e vereador Sandro Góis participamos dos festejos em comemoração aos 94 anos de emancipação política do município. Um território, de certa forma, bem jovial onde tenho pessoas a quem estimo por demais e dentre elas o nobre edil, pela terceira vez a desenvolver um mandato legislativo sempre na luta por melhores condições de existência para seus conterrâneos.
SANDRO GÓIS
E nas breves horas em que estive com o vereador, percebi o quando ele é bem conceituado por onde passa. Exerce grande popularidade e com livre acesso a todos os lugares. Dentre uma conversa e outra entre nós, ele reafirmou seu apoio ao projeto de Lawrence Amorim em relação à disputar uma vaga de deputado federal em 2022. Disse ver no jovem candidato, “um político de postura”. Deixar aqui meus agradecimentos a Sandro pela receptividade..
JOÃO PAULO
Da minha estada na salinésia, tive a honra de ser recebido pelo ex-vereador e ex-vice prefeito João Paulo, em sua residência. Também uma grande liderança naquele município. É desenvolto na política. Atualmente se encontra sem nenhum mandato eletivo mas, continua na luta por colocar Areia Branca em pilares firmes de desenvolvimento. Quando de sua passagem pela Câmara Municipal teve atuação de destaque.
JOÃO PAULO II
Ainda sobre este jovem político, seu trabalho de vereador, reconhecido, o levou a ser vice-prefeito de Iraneide Rebouças entre os anos de 2017/2020. Mas o relacionamento político entre ambos aconteceu de imediato pelo fato de ele não concordar com os moldes políticos da gestora. Dispomos de uma conversa muito boa, principalmente sobre política, o que sabe fazer muito bem e com dignidade. Daqui deixar os agradecimentos pela acolhida.
SOUZA NETO
Ex-vereador (1 mandato); ex-vice prefeito (2 mandatos); ex-prefeito (2 mandatos) e; atualmente, pela segunda vez, ocupando uma cadeira de deputado estadual (inédito na história do município) na Assembléia Legislativa do RN. É sem sombra de dúvidas a maior liderança do município e caminha a passos largos para voltar a comandar os destinos daquele povo. Atuante e habilidoso na política. Cuidadoso com o que faz. Tem história.
SERRA DO MEL
O prefeito Josivan Bibiano, atualmente em seu quarto mandato, tem se colocado realmente como o maior dirigente daquele município desde que ele foi criado. E isto graças ao empenho na busca por investimentos, o que tem rendido receitas cada vez mais crescentes. Tome-se como exemplo os parques eólicos instalados naquele território serrano, responsáveis por centenas de empregos diretos. Sem falar em royalties e etc.
FELIPE GUERRA
Vejo como inevitável o rompimento político entre o ex-prefeito Haroldo Ferreira e o atual, Salomão Gomes, respectivamente, daquele município. Acontecimentos recentes na cena política local, apontam para o fato de que ambos não voltarão mais a andar abraçados. E o gestor da hora, sai com vantagem pois tem cooptado para si alas oposicionistas que poderão resultar em uma reeleição tranqüila daqui a 3 anos. É como anda a carruagem.
SALOMÃO GOMES
De comportamento apaziguador, administra o município de acordo com o opinar da população, que se mostra cada dia mais tranqüila e confiante numa Felipe Guerra progressista. De obras, muitas em andamento e destacar aqui o que é feito na avenida Miraselva, um dos cartões postais da cidade. Sem deixar de lembrar outros investimentos no esporte, saúde e educação primordiais para um administrador se achar devidamente em paz com seus munícipes.
TIBAU DO NORTE
Ou simplesmente ‘Tibau’. A prefeita Lidiane Marques também trabalha a deixar bastante contente não só os residentes naquela aprazível cidade praia, como também o que podemos chamar de ‘população flutuante’ ou os veranistas a constantemente procurarem aquele recanto para merecido descanso. A administração tem agido à maneira de cada vez mais investir em obras de infra estrutura e, assim, já desperta a atenção de grupos empresariais. Muito bom.
TRÂNSITO
Cada vez mais caótico na região do Alto de São Manoel, nos finais de tarde e para quem precisa acessar a BR 110 no sentido Mossoró/Areia Branca. São três vias mas, cada uma pior do que a outra, haja vista a falta de estrutura para facilitar o fluxo de veículos. Existe espaço de sobra e a faltar investimentos por parte do Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER/RN) e Departamento Nacional de Infra Estrutura e Trânsito (DNIT). Acordem.
CINTHIA SONALE
Prefeita do município de Grossos, na região da Costa Branca do RN. Já são 10 meses de gestão e ainda não disse a que veio. Os cofres da municipalidade, cada vez mês mais se abarrotando de dinheiro e nada de novo, de avanço. Isto visto a olhos nus, seja em que setor for da administração. Para quem prometeu mudanças radicais nos aspectos do município, até agora nada foi feito. E quem se viu calejado com o que foi deixado pelos “Irmãos Maurício”, a tendência é continuar assim. Até agora só maquiagem. Para se ter um pequeno exemplo, quando candidata, Cinthia Sonaly criticava o seu antecessor de manter um alto cargo na prefeitura, o de “Secretário Geral”, ocupado pelo irmão, no caso João Dehon. Pois bem, esta pasta é mantida e nas mãos, agora, do irmão do vice-prefeito Valdecir Caetano, ou seja, o ex-prefeito Veronildes Caetano. Quer dizer, nada mudou. Só os nomes. Enquanto isto, capenga a saúde pública, a educação, a pobreza se alastrando mais ainda. Por outro lado, se pintura de meio fio e recuperação de canteiros são obras, um minúsculo avanço é visto aí. Profundamente lamentável.