Nesta segunda-feira, 27, desembarca em Mossoró o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho. Cumpre agenda nesta cidade a partir das 10h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde fará a entrega de máquinas e outros equipamentos para uso em serviços do setor rural. Na mesma ocasião lançará o programa Rota da Fruticultura. São ações do Governo Jair Bolsonaro que não param de chegar ao nosso Estado. Isso mostra que, mesmo em meio à crise econômica que o país atravessa, parte dela causada pelos efeitos da pandemia, o presidente Bolsonaro vem dispensando um olhar diferenciado para o território potiguar. A começar pela sua equipe de auxiliares mais diretos, que conta com dois ministros. E ao citar aqui o chefe da nação, ele, mesmo com suas falhas como ser humano, não tem medido esforços no sentido de oferecer melhorias para o povo brasileiro. E nós, norte-rio-grandenses, temos o dever de nos acharmos orgulhosos. Temos conterrâneos administrando duas das principais pastas, a das Comunicações e a do Desenvolvimento Regional. Propulsoras de muito progresso.
CHEIRO VERDE
Nesta comunidade, na zona rural de Mossoró, o ministro Rogério Marinho, chegará por volta das 13h e fará a entrega de 4 dessalinizadores, dentro do programa Água Doce que irá contemplar centenas de famílias com a oferta do precioso líquido de fundamental importância para a saúde das pessoas. São anseios antigos e agora se tornando realidade. Estes equipamentos vêm somar-se a outros que a gestão pública municipal mantém em outras localidades.
PRAIA MAR HOTEL
Ainda na segunda-feira, 27, e já na capital do Estado, às 16hs, no hotel Praia Mar, o ministro Rogério Marinho fará anúncio de investimentos na praia de Ponta Negra onde alguns trechos de sua orla estão a merecer manutenção e melhoramentos. Em seguida retorna a Brasília para cumprimento de compromissos com o presidente da república. E esta a agenda no RN, teve de passar por mudanças, mas tudo deverá acontecer conforme planejado.
MOSSORÓ E AS ELEIÇÕES 2022
Por ser a segunda maior cidade do RN, sempre foi e deverá continuar como o fiel da balança nos pleitos estaduais. E em 2022 não será diferente. Prova disto é que se voltarão para cá, no decorrer desta semana, as atenções de muitos agrupamentos políticos. A começar pela visita do ministro Rogério Marinho a entregar ações do Governo Federal e, a instalação do Governo do Estado, como é de praxe, por conta das festividades alusivas ao 30 de setembro.
COMO ERA ANTES
Mossoró era uma cidade mapeada por uma família que durante 70 anos comandou seus destinos e definia os pleitos, aos seus moldes. Assim que se terminava um processo eleitoral, já se desenhava o próximo, seja com vistas a cargos de prefeitos e vereadores como nomes aos parlamentos estadual e federal. Somos uma urbe de muitas histórias a serem contadas, principalmente a partir de 2020 quando um novo capítulo foi escrito.
COMO SERÁ DAQUI PRA FRENTE?
É uma incógnita, pois, depois de 70 anos se muda uma história com a emergente chegada do ‘menino’ Allyson Bezerra, hoje prefeito e a desenvolver uma administração de referência a todo o País. Oriundo da zona rural de Mossoró, de família humilde e sequer de tradição na política. Um tio dele, foi vereador por alguns mandatos. Com apenas 28 anos de idade, encarou o desafio de gerir a segunda maior cidade do RN. Saiu-se vitorioso. E trabalha.
ALLYSON BEZERRA
Na condição de prefeito deverá participar de todos os eventos referentes ao 30 de setembro. Ele será o anfitrião e o Governo do Estado se instalará aqui por uma semana. Tudo dentro dos padrões exigidos pela lei e, quase às vésperas de uma eleição estadual, é esperado o anúncio de investimentos por parte da gestora estadual e, também a tomada de definições em relação a 2022, levando em consideração o prefeito Allyson Bezerra. Muitas especulações. É aguardar.
ROGÉRIO MARINHO
Que desembarca em Mossoró nesta segunda-feira, 27, trabalha para ser indicado candidato ao senado, com apoio do presidente da república, Jair Bolsonaro. E gesticula cooptar, a todo custo, o amparo também do prefeito de Mossoró, a exemplo de outros do RN. No caso específico daqui, é a alavancada que ele pode ter no seu projeto de ocupar uma das 81 cadeiras na Alta Câmara do país. É preparado para o cargo e tem lutado para chegar lá.
BENES LEOCÁDIO
Pré candidato ao governo, inicialmente até fez uma zoada, mas, pelo visto, deu uma esfriada. Não sei se por estratégia ou, se encontrou algum entrave no caminho que percorria. Vejo uma coisa que falta ao deputado Benes Leocádio, que é ter coragem de botar a cara e defender o governo Bolsonaro. Fazer como Rogério Marinho. Não tenha medo de dizer que é o candidato do Governo Federal. E se continuar assim, seu projeto cairá por terra.
FÁTIMA BEZERRA
Uma gestão pífia. Até agora não disse a que veio. Governo sem planejamento, ação. A única coisa que ainda lhe segura é o salário dos servidores públicos que tem mantido em dias. Fora isto, o desastre é grande. Basta uma olhada, mesmo superficial, de como se encontra a segurança pública, a saúde, a infra estrutura em estradas de rodagem. Um verdadeiro caos. E assisto à falta de alguém que enfrente a governadora e a desbanque do poder.
BRENNO QUEIROGA
Dos quadros do Partido Solidariedade, o que mais tem crescido no RN e ao qual também é filiado o prefeito da segunda maior cidade do Estado. Concedeu entrevista ao jornal Gazeta Potiguar, edição deste mês e disse se achar à disposição da legenda, caso seja convocado, para candidatar-se ao governo. Realizou igual feito em 2018 e, sem nenhuma estrutura e apenas com 40 dias de campanha, obteve mais de 106 mil votos. Não foge à luta. É aguardar.
LAWRENCE AMORIM
Vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), defensor das cores do Solidariedade, é pré-candidato a deputado federal. E tenho visto ele criando gosto pela disputa. Já está nas estradas e não é de brincar em serviço. Faz política à base de muito cuidado, assim como quando foi prefeito do município de Almino Afonso (dois mandatos). Tinha apenas 23 anos de idade e realizou uma gestão que marcou a vida do povo daquele lugar. Em 2018, candidatou-se a deputado federal e ficou na 1ª suplência. Em 2020 foi elevado ao cargo de parlamentar municipal em Mossoró com expressiva votação. A seguir eleito presidente do poder legislativo municipal, à unanimidade de seus pares. Realiza gestão das melhores e, tão logo encerra seu expediente naquela casa, ruma a visitar amigos correligionários, lideranças populares e a construir um projeto de lutas para defender no Congresso Nacional. Recentemente esteve em Angicos, onde conversou com a vereadora Jailma Araújo e o presidente do Solidariedade a nível municipal, Junior Anjo. Uma pesquisa recentemente divulgada, o colocou entre os 8 nomes mais citados.