Um levantamento feito aponta que até esta terça-feira (8) pelo menos 44 agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte se recusaram a tomar vacinas contra a Covid-19.
Os números não incluem as forças de segurança federais e municipais (Políci Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal e Guardas Municipais).
Entre os órgãos estaduais de segurança e administração penitenciária, apenas o Corpo de Bombeiros não teve nenhum caso de recusa à vacina, segundo o levantamento.
A vacinação de servidores da segurança começou em abril no estado.
Já na Polícia Civil, pelo menos 22 servidores se recusaram a tomar a primeira dose do imunizante. Confira os números:
- Polícia Civil: 22
- Polícia Penal: 19
- Itep: 2
- Polícia Militar: 1
- Bombeiros: 0
O G1 também solicitou dados sobre a vacinação de agentes federais e municipais à Polícia Militar, responsável pela imunização desses grupos, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria. A Polícia Rodoviária Federal disse que nenhum membro da corporação se recusou a tomar a vacina.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, mais de 4,1 mil agentes de segurança pública do estado foram vacinados até a última remessa de vacina recebida para este público. O número representa 38,31% dos efetivos totais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
“Distribuídas de forma proporcional ao tamanho dos efetivos de cada instituição, os cinco lotes recebidos pelo estado resultaram na aplicação de 3.166 vacinas para a Polícia Militar, 501 para a Polícia Civil, 238 para o Corpo de Bombeiros e 201 para o ITEP”, informou a pasta.
Somadas as doses para as instituições federais e municipais que também atuam no Rio Grande do Norte, mais de 7 mil servidores de segurança receberam a vacina ao fim da remessa, segundo a Sesed.
A Polícia Penal é ligada à Secretaria de Administração Penitenciária. Segundo a pasta, foram vacinados através do Plano Nacional de Imunização (PNI) e das doses disponibilizadas pelos municípios, 706 policiais penais, o que representa 52% do efetivo. A pasta tem 1.358 servidores ativos.
G1/RN