O presidente da câmara também usou a tribuna nesta quinta-feira (31) e destacou vários pontos dos quais, por falta de planejamento por parte do prefeito, o município tem sofrido, mesmo com a quantidade exorbitante de recursos sobrando nos cofres públicos. De início, Genivan Varela se dispôs a participar da agenda do movimento Moradia Digna no sentido de aprovar o projeto para a doação dos terrenos para a construção de habitações de interesse social.
Dando continuidade ao grande expediente, o vereador tratou de assunto pertinente a respeito das estradas do município, questionando a falta de planejamento por parte do prefeito e principalmente do secretário de obras, o vereador licenciado, Laete Oliveira, que tanto cobrou durante quatro anos por ações planejadas e hoje, a mais de 7 meses, não conseguiu concluir nem mesmo uma região, das quatros do município, no quesito recuperação de estradas.
“Nos moldes que estão, chegará o inverno e nenhuma região terá pelo menos suas estradas principais concertadas”, esse é o entendimento do presidente e da população que sofre por falta de acessos.
Mesmo com mais de 5,3 milhões de reais a mais, situações básicas, que sempre foram resolvidas mesmo quando o município tinha uma queda brusca de arrecadação, eram sanados, e hoje não.
Ainda sobre falta de planejamento e de responsabilidade, o parlamentar repudiou a atitude do prefeito em querer se isentar da responsabilidade do lixão e transferir para alguém que não se sabe quem é, porém, mesmo sendo uma atitude inimaginável para um gestor, aconteceu pela primeira vez na história de um prefeito da parte de um problema que é causado por ele próprio.
Genivan Varela mencionou a cidade de Upanema que com pouco mais de 1 milhão de reais, construiu um aterro sanitário, e o prefeito com todo o royaltie sobrando, prefere ir para a delegacia denunciar um incêndio causado por fatores naturais desse tipo de local.
A própria vice-prefeita foi questionado, ao passo de sua frequente visita semanal ao lixão e hoje, posa para foto apenas para cumprir agenda de mídia, sem se impor ou apresentar solução ao problema do lixão, mesmo sendo a segunda pessoa da prefeitura e tendo em seu currículo pessoal a base técnica para propor alguma solução, pelo menos teoricamente teria.
Genivan Varela encerrou sua fala anunciando a liberação dos mais de 300 mil reais por parte do MEC e convidou os demais vereadores a acompanhar a finalização da obra da Creche Modelo que se encontra muito próxima de ser concluída, estando com toda a parte de alvenaria, cobertura, piso, a maior parte de acabamento, elétrico, hidrosanitário, esquadrias, faltando apenas detalhes construtivos.