Gilvan Alves, foi iniciado em 1999, na Loja Maçônica “Vale do Apodi”, participando da primeira turma de Sênior’s DeMolay’s a serem iniciados na referida Loja Maçônica.
Gilvan ainda foi o primeiro Sênior DeMolay a assumir o primeiro Malhete da Loja, no cargo de Venerável Mestre (presidente da Loja simbólica), se mantendo no cargo eletivo por dois mandatos.
Durante seu mandato, a Loja Maçônica de Apodi passou por um grande processo de evolução e progresso, principalmente no tocante a estruturação de seu prédio físico.
Na atuação da ordem, foi na gestão de Gilvan, que a Loja de Apodi foi reconhecida pela potência que pertence (Grande Oriente do Rio Grande do Norte-GORN), chegando a eleger seu primeiro deputado maçônico.
Além disso, Gilvan, passou pela presidência da Loja de Perfeição “23 de Março”, também no município de Apodi. Em sua administração, a Loja estruturou-se, e teve um grande ganho no número de participantes.
Atualmente, Gilvan continua frequentando assiduamente os trabalhos da Loja Maçônica. Inclusive, assume o cargo de Juíz do Egrégio Tribunal Eleitoral Maçônico do GORN. E é membro do conselho de Mestres Instalados da Loja.
Nos graus superiores, Gilvan, foi um dos 3 Sênior’s DeMolay’s a chegarem ao Grau 33° e fazer parte do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito para o Estado do RN.
Em 2018 José Gilvan Alves é candidato a Deputado Federal, e traz em sua bagagem, o aprendizado e pensamento progressista cultivado pela Maçonaria.