Na noite de ontem (28), a aluna Stefany Eduarda, do curso de Letra Libras da UFERSA campus Caraúbas iniciou, na Estação Digital Espaço Virtual, localizada no Distrito de Córrego, Apodi – RN, uma pequena turma para ensinar Libras Básico a amigos moradores do comunidade. A iniciativa partiu da mesma conviver no meio universitário com cultura surda e saber das dificuldades e lutas pelos quais os surdos enfrentam na sociedade.
Stefany convidou alguns amigos que tenham interesse em aprender libras. Os alunos da turma estavam empolgados com a expectativa de aprender a comunicar-se com surdos, por meio da língua de sinais e foi sugerido até, que a turma possa apresentar algo na VII Feira de Arte e Cultura de Córrego, que se realiza de 22 a 24 de novembro do corrente ano. Estão bastante animados para participar das aulas seguintes que acontecerão às quartas-feiras.
Cultura Surda: é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. (STROBEL, 2008, p.30).