Os profissionais da educação estão entre as vítimas da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Alguns têm perdido a vida, outros estão em um leito de UTI lutando para viver.
É o caso da professora Ana Isabel Neri de Matos Silva. Ela trabalha na Escola Municipal Noilde Ramalho e no Instituto Padre Miguelinho, em Natal, e encontra-se internada desde domingo (10). Informações dão conta de que o vírus comprometeu os pulmões e já atacou os rins. Neste momento, os familiares, amigos e colegas estão unidos em corrente virtual de orações e energias positivas para que ela logo restabeleça a saúde. Bel, como é conhecida, completará 36 anos nesta sexta-feira, 15 de maio.
No entanto, nem todos sobrevivem para contar a história. Gilmar Carvalho era professor da Rede Estadual de ensino em Apodi. Entrou para a lista de vítimas. Ele não resistiu as complicações da doença e faleceu na última sexta-feira (08), em Mossoró, aos 52 anos. Gilmar ficou internado por quatro dias no hospital. Antes tinha apresentado sintomas em casa. Procurou o serviço médico no dia 1º de maio, mas não ficou internado. Após a situação agravar ele voltou a buscar o hospital, de onde saiu sem vida.
Outro caso que envolve indiretamente a educação é o da morte do irmão da diretora de aposentados do SINTE/RN, professora Marlene Moura. Em 28 de abril, Mario Moura, de 62 anos, perdeu a vida em um hospital de Serra do Mel. Porém, a causa do falecimento ainda não foi confirmada. O primeiro teste, do tipo rápido, deu negativo para o novo Coronavírus. Um segundo exame foi realizado, mas o resultado ainda não está pronto. Embora o primeiro teste tenha resultado negativo, os médicos que o atenderam acreditam que Mario é mais uma vítima da Sars-Cov-2 ao observar os sintomas que o paciente apresentava.
Aqui no RN, segundo dados da Secretaria de Saúde atualizados até às 16h dessa quarta-feira (13), 2.367 pessoas estão infectadas e 7.814 são suspeitas. 105 faleceram, em Natal e no interior do Estado. No Brasil, de acordo com o último balanço apresentado pelo Ministério da Saúde na tarde de quarta (13), 13.149 mortes foram registradas, 749 em 24 horas. Os casos chegaram a 188.974. O mundo já contabiliza 4.308.055 casos e 294.155 mortes. Contudo, ao menos 1.518.424 já se recuperaram.
Atenta a isso e preocupada, a direção do SINTE/RN pede que as pessoas que podem fiquem em casa. O isolamento social, uma maior preocupação com a higiene e o uso de máscaras são fundamentais na luta contra a Covid-19. Ao mesmo tempo o SINTE se solidariza com os familiares e amigos das vítimas do novo Coronavírus.