O resultado das eleições do último domingo 6 ecoa em todo o Rio Grande do Norte. Em Mossoró, os números mostram a consolidação do fenômeno Allyson Bezerra (União Brasil), reeleito com 113.121 votos, um recorde em um Município onde as disputas municipais eram sempre polarizadas.
Allyson não apenas assumiu o posto de prefeito mais bem votado de toda a história de Mossoró, como também superou de forma expressiva os recordes anteriores. Até então, a maior votação para um candidato a chefe do Poder Executivo local havia sido do prefeito Francisco José Júnior (68.915 votos), no pleito suplementar de 2014, em um contexto diferente, com a principal adversária, Larissa Rosado, participando de uma campanha sub judice.
O prefeito reeleito de Mossoró também atingiu o maior percentual de votos de todos os tempos na cidade: 78,02%. Ou seja, de cada 10 eleitores, aproximadamente 8 votaram em Allyson no último domingo, feito que superou o então recorde da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, que em 1996 atingiu 62,64% dos votos na disputa contra a ex-deputada Sandra Rosado.
As eleições de 2024 também deram a Allyson o recorde de maior diferença para um segundo colocado: impressionantes 97.006 votos. Em toda a história de Mossoró, a maior diferença entre um prefeito eleito e o segundo colocado foi registrada também no pleito suplementar de 2014, com 31.862 votos separando Francisco José Júnior da ex-deputada Larissa Rosado.
O fenômeno Allyson ainda pode ser constatado no resultado dos eleitos para a Câmara Municipal de Mossoró. Os candidatos apoiados pelo prefeito atingiram a marca de 95.191 votos. Foram 15 parlamentares eleitos, de um total de 21 cadeiras, ou seja, o prefeito iniciará o seu segundo mandato com uma bancada fortalecida.
A votação histórica de Allyson em Mossoró levaria, por exemplo, o prefeito ao segundo turno em Natal. Allyson superou a deputada federal Natália Bonavides (PT), que recebeu 110.483 votos. A capital potiguar tem 575.629 eleitores, enquanto Mossoró 184.656. Os resultados alcançados por Allyson o colocam na posição de um dos principais líderes políticos do Rio Grande do Norte.
Ao AGORA RN, o prefeito reeleito comentou os números. “Essa é uma vitória do povo de Mossoró. Recebemos o resultado das urnas com muita alegria, e também com muita responsabilidade de continuar trabalhando pela nossa cidade como fizemos ao longo desses últimos anos, com pé no chão, conversando com o povo todos os dias, de domingo a domingo, entendendo o que o mossoroense precisa e sonha, para que, juntos, pudéssemos transformar esses sonhos em realidade”, concluiu o gestor.