A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizam de 13 a 15 de agosto, no auditório da Universidade Potiguar (UnP), Campus de Mossoró, Oficina de Interculturalidade para profissionais que atuam no atendimento a migrantes e refugiados indígenas venezuelanos da etnia Warao em Mossoró.
O objetivo é qualificar e promover a conscientização e o respeito à diversidade cultural dos povos indígenas, visando implementar e aprimorar o atendimento prestado às populações indígenas venezuelanos Warao locais. O evento é direcionado aos servidores da saúde, educação e assistência social do Município de Mossoró, conselheiros tutelares e servidores da saúde da Sesap.
“Esperamos que a Oficina desperte a cidadania, com respeito à diversidade sociocultural, equidade no atendimento e, com isso, mais eficiência nos serviços de promoção à saúde da etnia Warao”, explica a
coordenadora-geral de Gestão do Conhecimento, da Informação, da Avaliação e do Monitoramento da Saúde Indígena (CGCOIM/SESAI), Giovana Mandulão.
A coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo destacou que é fundamental discutir a especificidade da etnia Warao e fortalecer a atenção primária à saúde em um contexto intercultural para que a população se sinta parte da construção de saúde.
PROGRAMAÇÃO
2º MÓDULO DAS OFICINAS EM SAÚDE INDÍGENA
13/08/2024 – 07h30 – Acolhimento e abertura da turma do matutino. 08h – Informações gerais/recomendações e combinados para o sucesso dos trabalhos de grupo; 8h15 – Continuidade estruturação do Plano de trabalho. Ferramenta 5W2H, 10h45 – Os Nacirema” – leitura e discussão. Discutir conceitos de etnia, etnocentrismo e preconceito. 12h30 – Encerramento. 14h – Acolhimento e abertura da turma do vespertino. 14h45 – Informações gerais/recomendações e combinados para o sucesso dos trabalhos de grupo; 16h45 – Continuidade estruturação do Plano de trabalho. Ferramenta 5W2H. 19h – “Os Nacirema” – leitura e discussão. Discutir conceitos de etnia, etnocentrismo e preconceito. Encerramento.
14/08/2024 07h30 – Acolhimento da turma. 08h – Discutir diversidade cultural do Brasil, respeito à diversidade, valorização das culturas indígenas. 10h15 – Discutir conceitos de política indigenista: assimilacionismo, integracionismo, tutela e autonomia Jogo – Jornada Warao. 12h30 – Encerramento. 14h – Acolhimento da turma. 16h30 – Discutir diversidade cultural do Brasil, respeito à diversidade, valorização das culturas indígenas. 17h45 – Discutir conceitos de política indigenista: assimilacionismo, integracionismo, tutela e autonomia. 19h – Jogo – Jornada Warao.
15/08/2024 – 07h30 – Acolhimento da turma matutino. 08h – Territórios e territorialidades.
09h – Vulnerabilidades e atuações institucionais. 10h45 – Direitos das populações migrante e refugiada. 12h15 – Avaliação. 12h30 – Encerramento. 14h – Acolhimento da turma matutino.
14h30 – Territórios e territorialidades. 15h30 – Vulnerabilidades e atuações institucionais. 16h45 – Direitos das populações migrante e refugiada. 18h30 – Avaliação. 19h – Encerramento
Presentes ao evento a coordenadora-geral de Gestão do Conhecimento, da Informação, da Avaliação e do Monitoramento da Saúde Indígena (CGCOIM/SESAI), do Ministério da Saúde, Giovana Mandulão,
Referências Técnicas da CGCOIM:
Roselita Sales, Jenifer Alvarez e Dyego Henrique.
Referências Técnicas do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Potiguara-PB, Marlynson Tenório e Larissa Moreira, representante do Controle Social do DSEI Potiguara, Hitler Ferreira,
Referências Técnicas da FUNAI: Lílian Félix Borges, Alan Alexandre Polenis e Eduardo Dezidério Chaves,
a Diretora de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde da SESAP, Miranice Nunes dos Santos Crives, a diretora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, (ESPRN), Cláudia Frederico de Melo, a técnica da Atenção Primária à Saúde (APS) da Sesap e Referência da Equidade, Uiacy Nascimento de Alencar, a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo, a Referência do Programa de Atenção Primária à Saúde (APS) da II Ursap, Kleylenda Linhares e lideranças da etnia Warao.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP