A região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte está prestes a alcançar um marco significativo em sua trajetória de desenvolvimento sustentável. Na tarde de hoje, será inaugurado o primeiro aterro sanitário do Oeste do estado, localizado no município de Rodolfo Fernandes/RN.
O aterro sanitário foi construído em uma área de cinquenta hectares, dos quais 20% são destinados à preservação de áreas verdes. Situado às margens da BR 405, no Km 125, o aterro está apto a receber e gerenciar os resíduos sólidos urbanos produzidos pelos municípios da região do Alto Oeste.
Hudson Bezerra, diretor do Aterro Sanitário, destacou a importância deste projeto para a preservação ambiental: “A inauguração do aterro representa um avanço na preservação ambiental, já que utilizaremos sistemas de tratamento sem a utilização de produtos químicos. Isso garantirá a conservação do ecossistema, o controle da poluição e a preservação da biodiversidade e dos mananciais de água.”
A cerimônia de inauguração contará com a presença de prefeitos da região, representantes do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste Potiguar (CIMOP), além de autoridades e representantes de órgãos públicos comprometidos com o cumprimento da Lei n.º 14.026/2020. Essa legislação estabelece premissas claras e inadiáveis para a gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos nos municípios brasileiros.
A estrutura do empreendimento tem capacidade para o tratamento de até 1.000 toneladas de resíduos por dia, o que o torna um importante marco para o estado do Rio Grande do Norte. A inauguração do aterro sanitário é uma referência crucial para a correta destinação do lixo em toda a região, promovendo a geração de emprego, renda e a abertura de novos negócios.
O aterro sanitário resolverá o problema de vários municípios, inclusive o de Apodi, no qual o prefeito Alan Silveira está em fase avançada discutindo a parceira com a empresa para retirar o lixão da chapada do Apodi.