A Secretaria de Saúde Indígena – SESAI do Ministério da Saúde, responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS) e o Distrito Sanitário Especial Indígena – Potiguara realizaram segunda-feira (15) de julho, às 8h30, na Secretaria Municipal de Saúde de Apodi uma reunião para discutir a implantação da Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, no âmbito do Município.
De acordo com dados cadastrados no Sistema de Informação de Saúde Indígena (SIASI), são 71 indígenas das etnias Tapuia e Paiacu no Município. No Município de Apodi existem o museu indígena do Rio Grande do Norte, direcionado a preservar a cultura indígena na região de Apodi, no Alto Oeste Potiguar: o Museu do Índio Luiza Cantofa e o Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi coordenados pela cacica e liderança indígena, Lúcia Paiacu Tabajara.
Presentes ao evento a técnica da Atenção Primária à Saúde da Sesap, Uiacy do Nascimento Alencar, a Referência Técnica da Atenção Primária à Saúde da II Ursap, assistente social Kleylenda Linhares, a Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara, Marilene Artur, a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do DSEI Potiguara, Doroteia Gomes, a responsável técnica do Programa de Saúde Bucal do DSEI Potiguara, Patrícia Lorena Lucena de Melo, o secretário municipal de saúde de Apodí, Genilson Pereira Gurgel, a Coordenadora da APS de Apodi, Mona Sales e o Coordenador da Saúde Bucal de Apodi, Glauber Bruno.
REUNIÃO EM AÇU
Na terça-feira (16) de julho a reunião foi realizada, 9h, no auditório do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos (HRNIS), localizado na região do Vale do Açu.
Segundo dados no Sistema de Informação de Saúde Indígena (SIASI) existem 78 indígenas residentes na Aldeia Caboclos do Açu. A aldeia Caboclos do Assú está localizada entre os municípios potiguares de Açu e Paraú. Os Caboclos do Açu, povo resistente das terras áridas do sertão potiguar, têm se mostrado firmes e determinados na mobilização étnica e política no RN. A liderança indígena é Antônio Adriano Lopes.
INDÍGENAS DO RN
O Rio Grande do Norte conta com quatro etnias indígenas que vivem de forma tradicional: os povos Tapuia Paiacu, Tapuia Tarairiú, Potiguara e Caboclos do Açu. 5,4 mil de quatro etnias vivem no Rio Grande do Norte.
Estiveram presentes na reunião a técnica da Atenção Primária à Saúde da Sesap, assistente social, Uiacy Nascimento Alencar, a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, enfermeira, Saudade Azevedo, a Referência Técnica da Atenção Primária à Saúde da II Ursap, assistente social Kleylenda Linhares, a Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara, Marilene Artur, a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do DSEI Potiguara, Doroteia Gomes, a responsável técnica pelo Programa de Saúde Bucal do DSEI Potiguara, Patrícia Lorena Lucena de Melo, o secretário municipal de saúde de Assú, Heberton Rocha dos Santos, a Diretora da Atenção Primária à Saúde de Assú, Micaelly Suysila Coringa dos Santos, a Gestora da UBS da Comunidade do Riacho, Laurelena Dutra e o Coordenador do Programa Municipal de Saúde Bucal, Uguinelson Lopes Rodrigues.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP