Recentemente, na cidade de Apodi, o Instituto Item divulgou números bem diferentes de todos os outros institutos, criando um cenário de acirramento político. O que observamos nos dias seguintes, foi uma operação da Polícia Federal para investigar possíveis fraudes em pesquisas divulgadas em outros municípios pelo mesmo instituto.
Com a chegada das eleições, as pesquisas eleitorais estão cada vez mais presentes na vida política dos apodienses. Sempre geradoras de debates intensos e polêmicas, as pesquisas de intenção de voto aplicam métodos matemáticos para fornecer uma visão representativa do cenário eleitoral do momento.
Mas cuidado com as pegadinhas. Não precisamos voltar muito no tempo. Na última eleição, entre Alan Silveira e Agnaldo Fernandes, várias foram as pesquisas apresentadas. O que chamava atenção na época era a grande disparidade dos números. Algumas pesquisas apontavam Alan com grande margem de vitória, enquanto outras apontavam uma virada para a campanha do petista Agnaldo Fernandes, até poucos dias antes do pleito. A realidade dos números mostrou quem estava falando a verdade.
A melhor pesquisa ainda continua sendo a resposta do povo nas ruas. Mas fique atento para não cair em Fake News!