No próximo sábado (18), a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde realizará um ‘Dia D’ de mobilização vacinal contra a influenza e febre amarela.
Em relação a vacinação contra a febre amarela, o público-alvo será a
população de 9 meses a 59 anos.
O objetivo da Campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo
vírus influenza na população-alvo para a vacinação.
No Brasil, apenas 31,64% do público-alvo se vacinou contra a gripe.
Na II URSAP apenas 36,85% do público-alvo se vacinou contra a influenza.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
“Gestantes, puérperas, idosos e crianças menores de cinco anos, além daquelas pessoas com alguma comorbidade ou condições especiais devem ir a uma sala de vacina e receber a dose que protege contra Influenza. É um uma convocação, um apelo para que essas pessoas se vacinem. Lembrando que uma gripe pode evoluir para pneumonia, meningite, bronquiolite, sinusite e outras doenças respiratórias”, disse o técnico do Programa de Imunizações da II Ursap, Jorge Mota.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP