Técnicos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte – SEMS/RN, da II Unidade Regional de Saúde (II Ursap) e técnicos da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu-RN participaram de uma reunião quinta-feira (11) de abril. O objetivo do encontro foi ajudar na coordenação de ações estratégicas de assistência aos ipanguaçuenses afetados diretamente pela sangria do açude Pataxó. Em seguida, os técnicos visitaram os pontos de abrigo, locais alagados e UBS.
Foi decretada situação de emergência no Município e o Governo Federal liberou R$ 400 mil para mitigar os efeitos da enchente, podendo acontecer a aprovação de mais R$ 2 milhões. Terça-feira (9) de abril a governado do Estado, Fátima Bezerra visitou o município de Ipanguaçu e anunciou ações para reduzir impactos das chuvas. A governadora esteve na comunidade Ubarana, uma das mais afetadas após o transbordamento do açude, e reiterou a disponibilidade do Governo do Estado em contribuir no que for necessário para minimizar os impactos dos prejuízos causados às famílias da região.
Nos últimos dias, houve um aumento no volume da sangria do Açude Público de Pataxó, desde o dia 01 de abril de 2024, a partir das 18h, que vem se mantendo sua lâmina d’água acima de 52cm.
Com o passar do tempo, mais famílias são retidadas das áreas de risco, e muitas delas, levadas para os Abrigos Públicos: Escola Municipal Francisca da Salete Ribeiro Barreto – Conjunto Habitacional Ilha Grande; Escola Municipal Francisco Soares da Costa – Pedrinhas; Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro – Sede; Escola Estadual Coronel Ovidio Montenegro – Sede e Sindicato Patronal – Sede; que está servindo de Abrigo Provisório para essas Famílias, contabilizando cerca de 38 famílias, perfazendo um total de 152/pessoas. Estão desalojadas cerca de 82 familias, retiradas das suas residencias em função de serem afetadas, perfazendo um total de 328 pessoas que estão em residencias de familiares. Foram desalojadas famílias dos Bairros: Maria Romana, Pinheirão, Ubarana, Bairro Olho D’água e Frei Damião.
Já somam 17 comunidades rurais sem acesso e ilhadas, em virtude do aumento da Sangria do Açude Público de Pataxó. Foram identificados 05 bairros 17 comunidades rurais afetadas diretamente no município de Ipanguaçu/RN, devido o aumento da Sangria do Açude Público de Pataxó, totalizando agora, cerca de 3.116 pessoas afetadas diretamente.
A SEMTHAS do Município de Ipanguaçu/RN vem trabalhando incançavelmente em favor das famílias prejudicadas, juntamente com a Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC para dá total suporte nessa situação de agravamento. É urgente a aquisição das cestas básicas e demais itens para as famílias serem atendidas nas zonas urbana e rural para amenizar a insegurança alimentar.
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011 através do Decreto nº 7.616, de 17 de novembro de 2011, assinado pela presidenta Dilma Rousseff e voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.
Estiveram presentes o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte – SEMS/RN, Jalmir Simões da Costa, a consultora técnica da Força Nacional do SUS, Juliana Lima de Araújo, o técnico do Departamento de Emergências em Saúde Pública, José Lucas Pinho da Fonseca, gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a articuladora regional da Sesap, Viviane Lima da Fonseca, a secretária municipal de saúde, Elizeuda Silva, a Secretária Municipal de Assistência Social, Hingrid Rayara, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Yasmim Mariana, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sarah Montenegro, a coordenadora da Defesa Civil, Somália Varela Caldas, o assessor técnico da Secretária de Saúde de Ipanguaçu e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Richardeson Fagner de Oliveira Grangeiro, dentre outros.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP