Com o objetivo de discutir o calendário anual das ações de Saúde Prisional e apresentar o Procedimento Operacional Padrão (POP) do Laboratório Regional de Mossoró (LAREM) em relação às coletas de escarro para BK – tuberculose – nas unidades prisionais a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de Saúde Prisional, realizou quinta-feira (4) de abril uma reunião técnica com representantes das unidades prisionais da região.
Participaram da reunião a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo, a referência do Programa de Saúde Prisional da II Ursap, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira, o representante do Programa de Controle de Tuberculose da II Ursap, Sival da Silva Duarte Filho, o diretor do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio (CPEAMN), Rodolpho Saldanha Lima, Policial penal Ponto Focal do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio (CPEAMN), Ramony da Silva Carlos, o diretor da Cadeia Pública de Caraúbas, Promotor de Justiça Dr. Manoel Alves Pessoa Neto; André Leandro Pereira, a enfermeira do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio (CPEAMN), Betiza Almeida, a técnica de enfermagem Hysla, da Cadeia Pública de Caraúbas Dr. Manoel Alves Pessoa Neto, a assistente social responsável pela Saúde Prisional no Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio (CPEAMN), Diana Paula Nobre Fernandes e a equipe de Saúde Prisional da Penitenciária Federal de Mossoró.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), instituída pela Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014, com o objetivo de ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade, fazendo com que cada serviço de saúde prisional passasse a ser visualizada como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde. Os beneficiários da PNAISP são as pessoas que se encontram sob custódia do Estado inseridas no sistema prisional ou
em cumprimento de medida de segurança. É objetivo geral da PNAISP garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional ao cuidado integral no SUS.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP
;