A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais, realizou quinta-feira (21) de março, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Apodi uma Capacitação e Atualização acerca de IST/AIDS.
A capacitação teve como público-alvo enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde com o objetivo de esclarecer o fluxo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos municípios e atualização do sistema SISLOG para a logística dos testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
A capacitação teve como palestrante a referência do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), assistente social, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira. O evento foi organizado pela coordenadora municipal do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), especialista em Auditoria e qualidade do serviço de saúde, Residência Multiprofissional em saúde da família e comunidade (UERN), enfermeira Kênnia Stephanie Morais Oliveira.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são: Herpes genital; Cancro mole (cancroide), HPV, Doença Inflamatória Pélvica (DIP), Donovanose, Gonorreia e infecção por Clamídia, Linfogranuloma venéreo, (LGV), Sífilis, Infecção pelo HTLV e Tricomoníase.
O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.
A prevenção combinada abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHIV, redução de danos, entre outros.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP