O município de Passa e Fica é pioneiro na sanção da Lei do Cordão de Girassol, que obriga o atendimento prioritário a pessoas com deficiências ocultas, como por exemplo: a surdez, baixa visão, deficiência intelectual e física. A sensibilidade do tema tem ganhado repercussão nacional, no entanto no RN o tema é pouco discutido, o que torna a iniciativa do município de Passa e Fica precursora no quesito inclusão.
A sanção da Lei do Cordão de Girassol aconteceu justamente no último 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e contou com a participação de artistas da comunidade autista, que com apresentações de música, esporte e artes plásticas, demonstraram seu talento e a trajetória de superação. Para o Prefeito Flaviano Lisboa o tema tem uma atenção especial por parte de sua administração.
Diversas ações foram implementadas em benefício das pessoas com deficiência e seus familiares desde que assumiu o mandato em 2021. “Que o exemplo se multiplique em todos os municípios do Estado e que a inclusão seja um objetivo comum de todos os gestores públicos e também da sociedade”. Ainda sobre a iniciativa, Flaviano acredita “que o Cordão de Girassol será um lembrete constante de que a união da sociedade sobre o tema pode superar o preconceito e os limites de percepção de cada um, construindo uma cidade mais acolhedora e inclusiva”, ressaltou o prefeito, que concluiu: “Que ele simbolize nossa determinação em transformar desafios em oportunidades, e em fazer com que cada pessoa com deficiência se sinta valorizada, respeitada e amada”, afirma Flaviano Lisboa.