Estudos ambientais estão sendo realizados, objetivando a implementação do Aterro Sanitário localizado no município de Pau dos Ferros, que atenderá a todos os municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste Potiguar (CIMOP).
A implantação do Aterro Sanitário do Oeste Potiguar está na fase de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), para esse trabalho o CIMOP conta com o apoio técnico da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), cuja parceria está firmada através de termo de contrato com prazo de vigência de 12 (doze) meses. Vale destacar que a área previamente delimitada da implantação desse dispositivo localiza-se no município de Pau dos Ferros. Sendo assim, diante desse cenário e ciente da sua responsabilidade, a gestão ratifica o total comprometimento em auxiliar no que for preciso para que esse processo ocorra de forma célere e com eficiência.
Diante desse panorama, a gestão municipal de Pau dos Ferros prestou o apoio de uma máquina retroescavadeira, por se tratar de um terreno que tem característica rochosa e a equipe pudesse acessar o material, tipo solo, para estudos geotécnicos e geológicos, para viabilizar a coleta do material para os estudos, momento em que a equipe do IFRN/FUNCERN voltará a campo para essa ação. Sendo essas ações referentes a fase de Diagnóstico Físico da área a ser licenciada para a construção do Aterro Sanitário.
Além disso, diversas outras ações estão sendo realizadas de forma preliminar para que a transição para esse novo formato de gerenciamento de resíduos sólidos seja eficaz. “Nos aspectos ambientais, sociais e econômicos para todos os atores sociais envolvidos nessa transição, posso citar a implantação da coleta seletiva, organização de associação de catadores, implantação de aterro controlado (provisório) e a criação de uma central de tratamento de resíduos”, ressalta o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.