A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS e Hepatites Virais realizou terça-feira (17) de outubro, das 8 às 11h50 no auditório da Universidade Potiguar (UnP) – Campus Mossoró uma Oficina de Planejamento para o enfrentamento da sífilis direcionada aos coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), coordenadores de Vigilância em Saúde e Referência do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS da 2ª e 8ª Regiões de Saúde.
O objetivo do evento foi realizar planejamento anual de enfrentamento à sífilis nos Municípios das II e VIII Regiões de Saúde.
PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento e Acolhimento; 9h Abertura.
9h15 Apresentação de Cenário Epidemiológico da Sífilis nas 2ª e 8ª Regiões de Saúde.
9h30 Atividade: Estudo de caso. Divisão de grupos de trabalhos.
11h Apresentação e Discussão de Estudos de casos.
Apresentação da proposta do Plano de Enfrentamento contra Sífilis.
Atuaram como facilitadoras a Mestra em Serviço Social e Direitos Sociais pela UERN e Referência do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS da II Ursap, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira e a Mestra em Saúde e Sociedade pela UERN e Referência do Programa do Controle da Doença de Chagas da II Ursap, Valéria Duarte de Almeida.
Participaram do evento a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, enfermeira Maria da Saudade Azevedo, a Mestra em Saúde Coletiva pela UECE e Apoiadora técnica das ações de Planejamento, Gestão e Regionalização da 2 Região de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP-RN), Ana Beatriz de Oliveira Fernandes, técnica de nível superior com experiência na área de Saúde Pública e membro do Núcleo Regional de Vigilância em Saúde (NUREVS), Vera Cristina Vale da Costa, a técnica do Núcleo de Saúde do Trabalhador, Lucélia Jamilla Pereira da Silva Pansard, a Referência dos Programas Saúde do Idoso e Saúde Mental, Suzany Soares, a Referência do Programa de Controle da Tuberculose, Clivaneide Ferreira, o técnico do Núcleo de Planejamento e Instrumentos de Gestão, Sival da Silva Duarte Filho, a Referência do Programa Saúde da Mulher da II Ursap, Maruska Matias Cortez e a Referência do Programa Saúde da Criança e do Adolescente e Programa Saúde na Escola (PSE), Elisângela Medeiros.
SÍFILIS
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP