A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), realizou quinta-feira (28) de setembro na Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró uma reunião para traçar estratégias para a Campanha de Multivacinação e Semana de Vacinação na Escola em Mossoró.
Os municípios aplicarão as ferramentas do Microplanejamento na Ação de Multivacinação que ocorrerá no Estado do Rio Grande do Norte no período de 07 a 21 de outubro de 2023, sendo o dia D de mobilização social em 07 de outubro. O objetivo geral é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis no Brasil.
A campanha tem como público-alvo todos os indivíduos menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Na semana de 02 a 06 de outubro do corrente ano, período que antecede a Campanha de Multivacinação no estado do Rio Grande do Norte (07 a 21 de outubro), acontecerá no ambiente escolar, a Semana Estadual de Saúde na Escola, com enfoque no tema “Imunização”. Essas atividades já foram pactuadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Dia “D”: 06 de outubro. É importante ressaltar que todas as escolas municipais, estaduais, federais e privadas devem estar inseridas nessas ações. A ação é uma cooperação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) e Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN).
A Semana de Vacinação na Escola é uma oportunidade singular para proteger a saúde da comunidade escolar. Com a cooperação e o comprometimento dos profissionais de saúde e educação, é possível garantir que a vacinação seja realizada de forma segura e eficaz. A prevenção de doenças é um esforço coletivo e essa iniciativa desempenha um papel fundamental nesse processo.
Presentes ao evento a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho; Simone Baptista dos Anjos Andrade do Apoio Técnico do Programa Estadual de Imunização; apoio técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Liliana Barreto de Araújo Paula; secretária municipal de saúde de Mossoró, Morgana Dantas; técnicos do Programa de Imunizações da II Ursap, Kyvia Layane Silva Santana Maia e Jorge Mota; o coordenador municipal do Programa de Imunizações, Etevaldo de Lima e representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social e Cidadania.
*Abdias Duque de Abrantes*
Assessor de Comunicação Social da II URSAP