A Câmara Municipal de Mossoró celebrou o folclore mossoroense, em ato comemorativo ao Dia do Folclore, hoje (22), por iniciativa do mandato Marleide Cunha (PT). O plenário da Casa recebeu manifestações folclóricas de Mossoró no evento, que também reconheceu o trabalho de pessoas para manter vivas as tradições culturais. O evento foi denominado “Ato Celebrativo do Folclore: Memória e Reexistência”.
A vereadora Marleide Cunha destacou a importância de preservar a cultura popular. “A nossa memória, a memória dos nossos avós, nossos tataravós, para que a gente fortaleça a nossa identidade enquanto povo. A gente ouve que não existem mais (determinadas manifestações), que estão deixando de existir. Então, precisa não só preservar, mas fortalecer”, disse.
Ela enalteceu também a aprovação de projeto de lei da sua autoria na Câmara, semana passada, o qual reconhece a manifestação carnavalesca do urso de Mossoró como patrimônio cultural imaterial do município.
Participaram do evento representantes de quadrilhas juninas, literatura, música, ursos carnavalescos, escolas de samba, embolada de coco (como o artista Concriz), entre outras manifestações folclóricas e artísticas. O diretor regional do Detran, Emerson Linhares, representou a governadora Fátima Bezerra.
Nas palavras do contador de história e gestor da Comissão Mossoroense do Folclore (Comfolc), Marcus Vinicius, mestre de cerimônia do evento, “folclore é a alma de um povo, é inscrito através dos elementos culturais que se confirmar a nossa identidade coletiva e plural, é festa de cores, de corpos, de manifestações”.
O ato celebrativo ao folclore homenageou, com o Troféu Urso Monxoró, o folião e mestre de urso mossoroense Márcio Aquino; Dona Marlene (Zé Matuto); pedagoga aposentada e cordelista Maryed; cordelista, repentista, prosador de causos, embolador de coco de embolada Concriz. O troféu foi confeccionado pela artesã Carmem e entregue pelo mandato da vereadora. Mas a intenção é que seja oficializado na Câmara.
Além das homenagens, o ato também realizou performance de contação de história da artesã, contadora de história e atriz Goreth Medeiros; ritos dos mestres do saber popular; veterano do Maracatu Reis de Paus, homenageado como mestre do saber popular, Pai Adeugimar, entre outras manifestações. O evento foi transmitido ao vivo e gravado pela TV Câmara Mossoró para posteriores exibições.