A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Controle do Tabagismo, realizou dia 26 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas, uma reunião para monitorar e orientar quanto as ações de controle do Tabagismo.
Presentes à reunião a Referência do Programa de Controle de Tabagismo da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Nilma Fernandes e a coordenadora municipal do Programa de Controle de Tabagismo do Município de Caraúbas, enfermeira, Ruth Eloah Câmara Alves.
“Hoje, nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, as secretarias estaduais de saúde possuem coordenações do Programa de Controle do Tabagismo que, por sua vez, descentralizam as ações para seus respectivos municípios atuando de forma integrada. Assim sendo, o tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com fundamento nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) que está sob a coordenação e gerenciamento da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (Ditab), do INCA”, disse a Referência do Programa de Controle de Tabagismo da II URSAP, Nilma Fernandes.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, estando por isso inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tipos de câncer associados ao tabagismo: Leucemia mieloide aguda, Câncer de bexiga, Câncer de pâncreas, Câncer de fígado,Câncer do colo do útero Câncer de esôfago, Câncer nos rins,Câncer de laringe (cordas vocais).Câncer de pulmão, Câncer na cavidade o ral (boca), Câncer de faringe (pescoço) e Câncer de estômago.
Na oportunidade, Nilma Fernandes informou sobre o “Curso de Prevenção à Iniciação ao Tabagismo” online que será realizado no dia 09/08/23023 de 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30 (horário de Brasília), promovido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.
O curso tem como público-alvo Secretário (a) Municipais de Saúde, Coordenador (a) da Atenção Primária à Saúde, Coordenador (a) Municipal do Programa de Controle do Tabagismo, Coordenador (a) Regional do Programa de Controle do Tabagismo, Gerente Regional de Saúde, profissionais da educação que não estejam vinculados ao PSE e Profissionais inscritos no Curso de Práticas Integrativas e Complementares (PICS).
São objetivos de aprendizagem do Curso: compreender a importância da promoção a saúde e a prevenção a iniciação do uso de produtos do tabaco por crianças, adolescentes e jovens; contribuir para a implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção do tabagismo em escolas, nas unidades de saúde e na comunidade e conhecer os malefícios dos produtos derivados de tabaco, em especial do narguilé, dos dispositivos eletrônicos para fumar (e-cigs e cigarros aquecidos), cigarros de palha, orgânicos, dentre outros. O link para acesso ao curso será enviado posteriormente para o e-mail dos inscritos.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP