Técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) realizaram sexta-feira (14) de julho, às 8h, no Plenário Vereador Domilson Crisostómo da Silva da Câmara Municipal de Felipe Guerra “Palácio Vereador Joel Canela”, uma Capacitação para profissionais de saúde visou fortalecer o conhecimento e a qualificação dos profissionais locais, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à comunidade.
As palestrantes foram a coordenadora do Núcleo Técnico da II Ursap, enfermeira Saudade Azevedo e a Referência da Política de Atenção Primária à Saúde (APS) da II Ursap, Vilcelânia Alves Costa.
O evento teve como público-alvo os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), considerada prioritária para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no País, com as equipes de Saúde da Família. A ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território e por gestão qualificada e é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local.
Durante o evento, médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde receberam atualizações sobre os indicadores do Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
Também foram abordados os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), que representa um marco para a Vigilância em Saúde por definir compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de iniciativas que garantam a melhoria das ações de vigilância em saúde.
Além disso, foram discutidos o programa e-Multi, programa de incentivo financeiro federal de implantação e custeio para as equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. Instituído pela Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023.
Foram discutidos os sistemas de informações em saúde, como SIM, SINASC, SINAN, SI-PNI e SISPNCD, que são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados.
Presentes ao evento a Secretária Municipal de Saúde, Jackeline Gurgel Câmara, e o Coordenador da Atenção Básica e Diretor da UBS, Dr. Ananias Queiroga de Oliveira, Marcos Fernandes, dentre outras autoridades.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP