A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), através do Núcleo de Recursos Humanos realizou sexta-feira (7) de julho, das 8h às 11h, o Arraiá da unidade de saúde. O evento foi organizado pela coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos da II Ursap, Jane Maria Valcácio Duarte e pela técnica, Maria Ducicláudia Freitas.
Houve degustação de comidas típicas, como (pé de moleque, bolos, pamonhas, canjica, mungunzá, paçoca, cuscuz e milho cozido), sorteios, diversão, forró pé de serra e resgate das tradições. Na oportunidade, a alegria tomou conta de todos os participantes, que se alegraram ao som de músicas tradicionais.
Presentes ao evento a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a coordenadora do Núcleo Técnico da II Ursap, enfermeira Saudade Azevedo, a coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos da II Ursap, Jane Maria Valcácio Duarte, a administradora da II Ursap, Karina Soares, servidores da unidade de saúde e funcionários da JMT.
A Lei nº 14.555, de 25 de abril de 2023, reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional. A norma foi sancionada pelo vice-presidente da República, no exercício da Presidência, Geraldo Alckmin. De acordo com dados do Ministério do Turismo, as comemorações juninas são as mais festejadas do país, ficando atrás somente do carnaval. Apesar das festas juninas ocorrerem nos quatro cantos do Brasil, elas ganharam maior expressão na região Nordeste.
A grandiosidade, magnitude, diversidade e peculiaridade das festas juninas no país as consagram como uma manifestação cultural nacional extremamente rica, tendo enorme potencial para se transformar e um produto turístico nivelado ao nosso carnaval.
”Foi uma oportunidade saudável para que os servidores pudessem se reunir e celebrar o período junino, manter viva essa tradição, respeitar o passado e preservar o que de melhor temos em nossa cultura”, comentou a coordenadora de Recursos Humanos da II Ursap, Jane Valcácio.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP