O ambulatório funciona todas as quarta-feiras a partir das 13h, e foi estabelecido por meio de uma parceria com a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A histeroscopia é um exame ginecológico que serve para avaliar a parte interna do útero e investigar possíveis alterações e doenças ginecológicas. Ela é realizada com um histeroscópio, instrumento com uma câmera acoplada, que é inserido pela vagina para visualizar toda a cavidade uterina e, se necessário, retirar pequenos fragmentos de tecido e fazer biópsias. Funciona como uma endoscopia, mas em vez do estômago, serve para avaliar o útero.
Em que casos a histeroscopia é indicada?
A histeroscopia pode ser indicada nos casos de suspeita de pólipo uterino ou miomas, alterações do endométrio (tecido que reveste o útero internamente), suspeita de câncer de endométrio, investigação de infertilidade, investigação de sangramento uterino anormal, entre outros.
É indicada, principalmente, para pacientes com sangramento anormal, para verificar se há algo na cavidade uterina que está causando o aumento de sangramento.
Fonte: Abdias Duque de Abrantes – Assessor de Comunicação Social da II URSAP