Para retornar a cultura de vacinação em todo o RN e elevar os níveis de cobertura vacinal de todos os grupos contemplados no calendário básico, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou segunda-feira (22) o Movimento Vacina + Potiguar. O movimento vai unir várias esferas da sociedade do Estado do Rio Grande do Norte em ações permanentes de vacinação, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Participaram do lançamento o ministro de Estado da Saúde em exercício, Swedenberger Barbosa, a governadora do Estado, Fátima Bezerra, a Secretaria de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, o prefeito de São Rafael, Reno Marinho de Macedo, representando os municípios potiguares; a vereadora de Natal, Júlia Arruda; a promotora de justiça do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça da Saúde, Dra. Rosane Moreno; o presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, Canindé Santos; o presidente do Conselho Regional de Medicina do RN, Marcos Jácome; o coordenador do Lais/UFRN, Ricardo Valentim, a assessora técnica da secretaria de atenção primária do Ministério da Saúde, Ana Cláudia Cardoso, a gerente da II URSAP, Emiliana Bezerra Cavalcanti e demais autoridades.
“Vivemos um período de negacionismo com relação à vacina, incentivado por autoridades. E por isso perdemos muitas pessoas queridas. E lembro que aqui nesse mesmo lugar foi aplicada a primeira vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Agora temos que valorizar um Brasil que tem vacina para todos. Cabe a nós abraçar a causa e levar essa campanha para todos os lugares da nossa terra”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP