A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Defesa Civil Municipal, reuniu representantes das forças de segurança do município para traçar estratégias em caso de sangria da Barragem do município. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (03) na sala de reuniões na sede da Prefeitura. “As perspectivas são as melhores possíveis para contemplarmos o transbordamento da Barragem, mas precisamos nos organizar para fazermos isso com as forças de segurança em alerta e em sintonia para caso isso aconteça”, explicou a prefeita Marianna Almeida.
As medidas de prevenção visam, sobretudo, a segurança dos banhistas e dos moradores do entorno, em caso de transbordamento do reservatório. “Nós temos um plano de contingência municipal e é importante que todos que moram em área de risco devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social para fazer o cadastro e informar sua localidade e número de moradores para a devida assistência em caso de necessidade”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Valécio Diógenes.
Entre as ações definidas para atuação em caso de sangria da Barragem estão a devida sinalização de alerta e realização de ações educativas para orientar a população. Policiais civis e militares, corpo de bombeiros, bem como agentes de trânsito e da Defesa Civil deverão atuar nas proximidades da Barragem. “Neste momento é importante que haja a conscientização de que os riscos existem, mas podemos minimizar através de orientações como evitar o uso de bebidas alcoólicas e evitar banho em áreas desconhecidas”, disse o Tenente Paiva, do Corpo de Bombeiros.
A Barragem de Pau dos Ferros está com 95% da capacidade. O reservatório transbordou pela última vez em 2009.