O Partido dos Trabalhadores celebra sexta-feira (10) de fevereiro, 43 anos de fundação, um momento de reflexão para o maior partido de esquerda da América Latina. O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro de centro-esquerda à esquerda. Integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. O Partido dos Trabalhadores foi fundado por um grupo heterogêneo, formado por militantes e oposição à Ditadura Militar, sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo.
O grande líder sindical e principal articulador da construção do partido, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito como presidente à frente da primeira Comissão Executiva Nacional Provisória do partido. A agremiação partidária foi fruto da aproximação entre os movimentos sindicais da região do ABC, que organizaram grandes greves entre 1978 e 1980, e militantes antigos da esquerda brasileira, entre eles ex-presos políticos e exilados que tiveram seus direitos devolvidos pela lei da anistia. Desde a fundação, o partido assumiu a defesa do socialismo democrático.
Atualmente o partido é presidido pela deputada federal pelo Estado do Paraná, Gleisi Helena Hoffmann. O presidente de honra do partido é Luiz Inácio Lula da Silva. Os filiados e simpatizantes são informalmente denominados “petistas”. O PT possui, como os demais partidos políticos no Brasil, uma fundação de apoio, denominada Fundação Perseu Abramo (FPA).
O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Defensor do socialismo democrático, o Partido dos Trabalhadores foi essencial na mobilização social conhecida como Diretas Já. A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas. O então ferramenteiro sindicalista Gilson Menezes se tornou o primeiro prefeito eleito pelo PT, em Diadema, cidade da Grande São Paulo.
O Partido dos Trabalhadores (PT) é uma associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõem a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático.
O Partido dos Trabalhadores entende que a emancipação da classe trabalhadora é obra dos próprios trabalhadores, que sabem que a democracia é participação organizada e consciente e que, como classe explorada, jamais deverão esperar da atuação das elites privilegiadas a solução de seus problemas.
Com quase dois milhões e quinhentos mil filiados e a segunda maior bancada de parlamentares na Câmara Federal, o PT é o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo. A comemoração de seu 43º aniversário acontecerá em Brasília, no ano em que se inicia o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República, após uma vitoriosa e heroica campanha eleitoral contra o fascismo.
Resistimos ao ataque externo, covarde e mentiroso da direita brasileira, com seus aliados midiáticos e cibernéticos. O Partido dos Trabalhadores sofreu e sofre o ataque sistemático dos inimigos da classe trabalhadora, o ódio de classe dos que se julgam donos do país. A derrota do fascismo e do neoliberalismo demanda a mobilização popular. O Partido dos Trabalhadores necessita combinar o apoio institucional ao governo da “Frente Ampla” com a pressão de massa, contribuindo para a auto-organização do povo.
O Partido dos Trabalhadores se consolidou como a maior organização política do campo progressista no Brasil, conquistando por cinco vezes a Presidência da República, vários governos estaduais e municipais e fortes bancadas legislativas nas esferas municipal, estadual e nacional.
O PT conquista com Lula à presidência da República em 2002, que se reelege em 2006 e o partido torna a vencer com a presidenta Dilma Rousseff em 2010 e 2014, somando quase 14 anos de governos que priorizaram a justiça social, crescimento econômico, a valorização do salário mínimo e igualdade de direitos no exercício da cidadania.
Viva o PT!!!
Parabéns pelos 43 anos!!!
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.