A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Educação (SEDUC), realizou na noite desta quarta-feira (01) a abertura oficial da Jornada Pedagógica de 2023. O evento que abre o ano letivo na rede municipal de ensino segue até sexta-feira (03) com diversas atividades.
A solenidade de abertura ocorreu no auditório do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte CAPF/UERN), com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores, equipes de apoio que atuam na rede e convidados. A secretária de Educação Larissa Ferreira saudou os presentes e abriu oficialmente as atividades.
A Prefeita Marianna Almeida, mesmo cumprindo agenda em Natal/RN fez questão de participar. Em vídeo Marianna desejou uma jornada produtiva aos professores, reafirmou o compromisso da gestão com a educação e destacou ações importantes de valorização dos servidores da rede, como o pagamento em dia, as progressões, melhorias nas escolas, entre outras.
O Secretário de Governo Jaime de Carvalho participou da solenidade e fez anúncios importantes. Em nome da Gestão Valorizando nossa Gente, o secretário anunciou que o município está comprometido com o pagamento do piso nacional do magistério. A notícia foi comemorada pelos participantes, que aguardavam com ansiedade essa confirmação.
A programação da noite contou com credenciamento, apresentação cultural e conferência de abertura. O palestrante professor Rafael Demétrius foi o convidado para apresentar o tema “Educação municipal: Planejamento, formação e atuação com foco nas atividades escolares”.
A programação da Jornada Pedagógica 2023 segue até a sexta-feira (03) com workshops e oficinas voltadas para os servidores que atuarão nas unidades escolares neste ano letivo, a exemplo dos professores, gestores, secretários escolares, auxiliares e equipes de apoio.
O ano letivo de 2023 está previsto para começar no dia 13 de fevereiro de 2023. As matrículas foram prorrogadas e seguem até sexta-feira (03). Lembrando que a rede municipal conta com 18 unidades escolares com estruturas adequadas e profissionais de excelência.
2 DIA DA JORNADA PEDAGÓGICA
A sala de aula carrega uma série de responsabilidades que são colocadas nas mãos do profissional de educação, as quais existem inúmeras situações que é necessário muito conhecimento e jogo de cintura, além de mecanismos de blindagem, para que o profissional consiga lidar com tudo da melhor forma possível, levando sempre em consideração o bem-estar do aluno e o aprendizado.
Para uma das questões colocadas hoje na Jornada Pedagógica foram debatidas essas responsabilidades carregadas e a importância do cuidado com a saúde mental desses profissionais, que estão diariamente na linha de frente da educação. Os profissionais aprendem a lidar com situações que eles encaram no dia a dia, e é necessário estar equilibrado emocionalmente para poder fazer o enfrentamento de questões que irão acontecer no cotidiano escolar, como também, com os pais e com o ambiente de trabalho.
O primeiro Workshop, foi ministrado por César Holanda e tratou sobre as “Dificuldades de aprendizagens: Desafios e perspectivas da inclusão escolar”. Na sequência, foi a vez da Psicóloga, Jéssica Fernandes com o tema: “Saúde mental e diversidades: o desafio de instituir novas possibilidades”. Durante o workshop diante de uma inversão de papéis, os professores estavam como ouvintes e o assunto abordado despertou o depoimento de uma profissional que assumiu estar com depressão e relatou a importância de se olhar e monitorar os sinais que são dados, os quais afetam a rotina, não só do trabalho, mas pessoal também.
“Falar de saúde mental é falar da vida. A gente vive um cenário de adoecimento, muito estresse. Ser professor é lidar com os afetos. É uma profissão que exige essa entrega afetiva. Então, as nossas emoções estão muito envolvidas com o cenário da educação e com o desenvolvimento das crianças. A gente precisa ter esse cuidado com os docentes, não só prepará-los para acolher os alunos, mas para estarem bem para fazerem isso”, explicou Jéssica.
Amanhã (03), a Jornada Pedagógica segue com sua programação com uma série de oficinas temáticas que atenderão todos os profissionais da educação municipal.