O estoque de sangue do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) está em estado crítico. De acordo com o órgão, a reserva conta com 100 bolsas de sangue nesta terça-feira (20), o que tornou a liberação mais criteriosa. A orientação é que as unidades hospitalares remarquem cirurgias eletivas, já que as poucas bolsas estão sendo liberadas apenas para urgências e emergências.
De acordo com o Hemonorte, o estoque atual não é suficiente sequer para suprir a necessidade diária, que varia, em condições normais, entre 800 e 1000 bolsas de sangue. Diante desse cenário, uma campanha por doações foi feita para garantir a segurança transfusional dos hospitais públicos do Rio Grande do Norte
“Contamos com a solidariedade da população para nos ajudar a salvar vidas. O Hemonorte abastece a rede pública hospitalar e precisamos desse reforço em nosso estoque”, afirma o diretor geral do Hemonorte, Rodrigo Villar.
De acordo com o gestor, a procura durante a Semana do Doador, em novembro, foi insuficiente para manter o estoque equilibrado.
Como doar
O órgão precisa de doações de todos os tipos sanguíneos. Os interessados em doar sangue podem se dirigir à sede do Hemonorte, em Natal, localizado na avenida Alexandrino de Alencar, 1800, no bairro Tirol. A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Outra opção é no espaço Hemonorte, no Partage Shopping, na zona Norte de Natal. Por lá, o funcionamento é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, (Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal), pesar mais de 50 quilos, estar com boa saúde, estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis.
Fonte: G1